7 perguntas poderosas de coaching para criar tarefas desafiadoras

Neste artigo vou te contar como fazer perguntas poderosas ao coachee para fazê-lo entrar em ação e acelerar seus resultados, de forma que todo este processo tenha muito significado para ele.

Quando ouvir falar de coaching pela primeira vez no ano de 2007, fiquei profundamente intrigada e curiosa por saber como era possível atingir resultados tão importantes, com apenas uma sessão de coaching semanal. Tendo minha formação na psicologia, estava acostumada a não ver o progresso do paciente dessa forma tão acelerada. Depois que fiz minha primeira formação em coaching, é que compreendi que o resultado efetivo no processo, não acontece na sessão, mas no dia a dia da vida do coachee, por meio das tarefas desafiadoras que ele se compromete a realizar.

Ao conhecer este roteiro de 7 perguntas poderosas para criar tarefas com o seu coachee, você vai conseguir ter parâmetros claros para esta ação, sendo ela a garantia do atingimento dos resultados no processo de coaching. Com frequência vejo muitos coaches verbalizando “Eu dei a tarefa”, entretanto, não é o coach que dá a tarefa para seu coachee, fazer isso é tirar dele a oportunidade de criar seus resultados e comprometer-se com eles. Então, se você seguir este roteiro abaixo sugerido, você estará garantindo a participação efetiva do coachee nas suas tarefas.

1. O que você aprendeu na sessão de hoje?

Esta pergunta trata de levantar aprendizado, e é à partir destes aprendizados que vamos posteriormente, estabelecer as melhores tarefas. Perceba que as tarefas não são desconectadas do que aconteceu na sessão de coaching, pelo contrário, elas são o resultado da sessão. Esta é uma precaução também para que você não perca de vista o foco de todo o processo. Além disso, a resposta a esta pergunta pode ajudá-lo também a checar o nível de entendimento do seu coachee com tudo o que aconteceu na sessão.

2. O que você se compromete a fazer para levar este aprendizado para sua vida prática?

Perceba que usei no descritivo da pergunta, a palavra compromete. Ela foi usada propositalmente para sinalizar para o coachee, que ele deve se comprometer. Logo, ele mencionará tarefas congruentes com seu comprometimento de fazê-las acontecer na sua vida prática.

3. Como, concretamente você vai fazer isto?

Ao usar na pergunta a palavra concretamente, estou ajudando o coachee a especificar sua ação, caso ele tenha proposto uma tarefa mais geral ou subjetiva. Lembre-se que não podemos ficar com dúvidas se a tarefa foi realizada ou não, por isso a necessidade de especificar com muita clareza, qual é a ação concreta a ser realizada. Caso ele continue na subjetividade ou generalizações, ajude-o a ser mais específico. “Como especificamente?”.

4. Quais resultados você pretende atingir com esta tarefa?

Perceba que cada vez mais vamos fazendo questionamentos que vão especificando, clarificando e garantindo que a tarefa acordada, irá aproximar o coachee do seu estado desejado para o final do processo. É para isso que vale tanto a pena investir cerca de 10 minutos na elaboração de importantes e desafiadoras tarefas. Ela também nos dará parâmetros de que o coachee não está se economizando, mas ousando.

5. Quais dificultadores poderão ocorrer?

Esta pergunta vem na intenção de prevenir que os sabotadores tirem o coachee do seu foco. Quando conseguimos identificar os dificultadores, podemos também criar estratégias para neutralizá-los e garantir que a tarefa realmente seja realizada. Exemplo de dificultadores que poderão ocorrer: falta de tempo, falta de apoio da família, preguiça, falta de dinheiro, dentre outros.

6. Como especificamente você poderá lidar com isto?

Caso seu coachee identifique na pergunta anterior que existem sim dificultadores, o próximo passo será encontrar as estratégias para minimizá-los ou neutralizá-los. Seja acionando mais parceiros, seja organizando melhor sua agenda.

7. Quanto você está comprometido em fazer isto acontecer?

Este comprometimento precisa inevitavelmente ser de 100%, caso não seja 100%, não vai acontecer. Muitas vezes o coachee justifica, “Há, mas, eu não sei se vai dar certo!”. Entretanto, o comprometimento não é para garantir que vai dar certo mas para garantir que irá fazer.

Lembre-se sempre também que toda tarefa precisa ser acompanhada, visto sua importância para o processo.

Estou absolutamente certa de que, se você colocar este roteiro de 7 perguntas poderosas para definir tarefas desafiadoras com seu coachee, irá garantir a ação efetiva e engajada dele e, consequentemente, a conquista do estado desejado do processo de coaching.

Quão firme, criativo e efetivo você tem sido no apoio a criação das tarefas de coaching?

Se, de alguma forma esse artigo ajudou você, deixe seu comentário logo abaixo.

CURSO ONLINE >> 21 DIAS DE AUTOCOACHING PARA COACHES aproveite agora mesmo e ganhe desconto de R$200,00.

E-BOOK (grátis) >> 21 PERGUNTAS PODEROSAS PARA IMPULSIONAR A SUA CARREIRA DE COACH

Deixe um comentário

Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.