A competência do coach de sucesso para entregar resultados fora do comum

competência do coach

Você saberia me responder qual a competência do coach que mais pode trazer resultados e reconhecimento para o seu trabalho?

Dentre as várias competências que podemos recomendar que um coach desenvolva, uma que considero primordial para entregar resultados fora do comum, além das perguntas poderosas é ouvir com empatia.

Você pode se considerar um coach altamente focado em resultados e ser este seu principal diferencial, mas se não for capaz de ouvir seu coachee com respeito, empatia e interesse, não conseguirá uma comunicação genuína e eficaz. Podendo até correr o risco de atropelar seu coachee por não estar ouvindo o que ele está lhe transmitindo.

Você pode ser um exímio argumentador capaz de convencer qualquer um de qualquer coisa, mas isso de nada lhe adiantará no coaching se não for capaz de falar apenas 10% do tempo da sessão de coaching e usar os outros 90% para ouvir.

A competência do coach profissional: Ouvir com Empatia

Ouvir com empatia é muito mais do que simplesmente não falar. O ato de ouvir pode ocorrer em 5 níveis diferentes. Acompanhe a imagem da pirâmide abaixo.

Níveis do Ouvir
Pirâmide dos Níveis do ouvir

Nível Ignorar

O nível mais inferior na pirâmide trata-se de ignorar, ou seja, alguém está falando e quem está no papel de ouvinte o ignora, como se não estivesse ouvindo. É como dizem por aí, “entra em um ouvido e sai pelo outro”. Quem fala é totalmente ignorado.

Nível Fingir Ouvir

O segundo nível trata-se do fingir que ouve. É quando a pessoa não fala mas também não ouve, tipo, faz cara de paisagem e claramente demonstra que está com seu pensamento longe.

Nível Ouvir Seletivamente

O terceiro nível trata-se de ouvir seletivamente. Acredito que seja a partir deste nível que mais frequentemente encontramos o coach na ação de ouvir. Porém, ouvir seletivamente é selecionar de toda a fala do seu coachee, somente aquilo que lhe interessa, ignorando totalmente o restante da fala. Aqui mora um perigo porque você seleciona o que quer ouvir de acordo com seus próprios critérios e eles, não necessariamente estão de acordo com as necessidades e desejos do seu coachee.

Nível Ouvir Atentamente

No quarto nível, ouvir atentamente, já temos uma grande evolução da competência do ouvir. O coach já é capaz de se fazer presente naquele momento único e ficar totalmente atento e focado nas palavras do coachee. Neste nível, o coach pode estar ouvindo tudo mas também avaliando, julgando e condenando o coachee.

Nível Ouvir com Empatia

O quinto nível é onde temos a melhor escuta. Agora trata-se de ouvir com empatia. Ouvir com empatia é muito mais do que ouvir atentamente, é um ouvir que se conecta com sentimentos e necessidades do coachee. É uma especial competência do coach de entrar em empatia com seu coachee. Na prática isso significa, colocar-se no seu lugar para poder sentir compaixão e não julgamento por suas ações que talvez o coach não faria.

A busca pelo aprimoramento do ouvir deve ser constante por parte do coach. Esse treino se faz todos os dias em todas as interações que o coach mantém. Ouvir, ouvir, ouvir com atenção, respeito, interesse e empatia. Quando você conseguir fazer isso, pode ter certeza que você conquistará o respeito e a admiração do seu coachee.

Em qual nível de escuta você passa a maior parte do seu tempo?

Faz sentido para você considerar o aprimoramento da sua capacidade de ouvir para potencializar seus resultados?

Alguém já lhe disse que você é um péssimo ouvinte?

Bem, se você está com dificuldades de se autoavaliar, vou lhe dar algumas dicas.

Sinais que revelam sua dificuldade de ouvir com empatia

Fique muito atento para observar se:

  • Você se percebe ansioso querendo que seu coachee acabe logo com sua fala;
  • Você se irrita de tanto que seu coachee fala;
  • Você tem uma necessidade enorme de falar, contar das suas experiências, dar conselhos, e fala mais de 10% do tempo da sessão de coaching;
  • Enquanto seu coachee está falando, você fica pensando “que bobagem ele pensar dessa forma, isso é ridículo”. Isso revela seu julgamento e se contrapõem com a necessidade de empatia;
  • Você percebe que quando seu coachee começa a falar você tende a viajar em seus pensamentos e tem dificuldades em prestar atenção ao que seu coachee está falando;
  • Quando você fala, tem a impressão que seu coachee não ouviu e continuou falando do mesmo assunto, sem mudar o tom, as palavras ou o tema;
  • Você não vê a hora da sessão acabar para poder falar do seu coachee para outra pessoa;
  • Enquanto seu coachee fala você se distrai com o celular, computador, ferramentas, decoração do ambiente, a paisagem da janela, etc.;
  • Com frequência, você não lembra do que o coachee já falou para você.

A lista segue e você pode levantar seus sinais personalizados que revelam sua dificuldade de ouvir com empatia.

Se, com todas estas informações você ficou incomodado, confuso, chateado, ou entusiasmado porque descobriu o que está faltando para você entregar resultados fora do comum no coaching, então invista em aprimorar o seu ouvido de coach.

E como eu desenvolvi o ouvir com empatia?

No começo da minha carreira como coach, eu tinha dificuldades de ouvir, pois aprendi que coaching é o significado de resultados. Logo, em vez de ouvir, eu ficava me cobrando de ter uma resposta, uma pergunta ou uma palavra sábia para quando o coachee terminasse de falar. Eu queria impulsioná-lo imediatamente ao resultado. Na verdade, o que eu fazia era me enganar e minimizar o poder de uma escuta atenta e empática.

Nesta jornada de coach, fui percebendo que quando eu conseguia ouvir sem mais nenhuma preocupação, eu conseguia ser muito mais efetiva em minha ajuda de coach. Foi assim que parei de me cobrar e comecei a me disponibilizar e me colocar a serviço do coachee para ouvi-lo com atenção, respeito, interesse e empatia. Resolvi correr o risco de talvez não ter a palavra mágica para dar ao cochee após ouvi-lo e, talvez passar por incompetente. Mas o resultado de me livrar da autocobrança foi incrível, criei meu jeito de atender com coaching e aprendi a ouvir com empatia.

Foi assim que criei um método de coaching que ajuda o coach a desenvolver a sua escuta e a levar o coachee a um mergulho profundo na sessão de coaching. Método esse que cada coach mentorado vivencia e treina para poder aplicá-lo em seus próprios processos de coaching.

Venha fazer parte dos coaches que aprimoraram sua competência de ouvir com empatia e conquiste resultados fora do comum.

Clique no link abaixo para fazer parte do Programa de Mentoria para coaches CoachMestria para nunca mais precisar fingir que escuta.

Quero fazer parte do Programa de Mentoria para Coaches CoachMestria.

mentoria para coaches coachmestria

Deixe um comentário

Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.