Livro lido: A ÚNICA COISA – Como colocar foco naquilo que é importante

Livro A única coisa

Conheça uma alternativa de leitura eficaz no desafio do gerenciamento da rotina diária de forma a realizar a única coisa importante na sua vida.

Livro: A ÚNICA COISA – O foco pode trazer resultados extraordinários para sua vida
Autores: Gary Keller e Jay Papasan
Editora: Novo Século Editora – 2014

Tema principal: O livro trata da questão de foco e gestão de tempo de uma forma um pouco diferente do que normalmente vemos. Os autores supõem que precisamos ter foco em uma única coisa para termos resultados extraordinários. As pessoas multitarefas não são as mais produtivas mas sim, são as que fazem de tudo um pouco mas quando é necessário uma tarefa que exige mais concentração, não é possível de fazê-lo com maestria.
Os autores usam a metáfora dos dominós para analisarem a importância do foco. Os dominós quando colocados em pé em um sequência de milhares deles, com apenas um toque no primeiro todos os demais podem ser derrubados. Assim é quando se tem foco em uma única atividade leva a todos as demais circunstâncias a se alinharem de forma a você atingir seu objetivo. Ou seja, apenas um ajuste na única coisa que importa vai fazer com que se conquiste os resultados desejados.
O livro é indicado para quem deseja conquistar resultados extraordinários mas está envolto em uma lista interminável de tarefas diárias que podem até fazê-lo produtivo e ao final do dia ter a sensação de que fez muitas coisas mas não fez a mais importante e o seu resultado que mais importa não vai acontecer.
Os autores nos desafiam a estabelecer objetivos altamente arrojados para serem conquistados algum dia na vida. Como a grande maioria das pessoas possuem dificuldades em protelar as recompensas, sugerem que este objetivo para algum dia seja contemplado nos objetivos de 5 anos, no objetivo de 1 ano, no objetivo mensal, no objetivo semanal, no objetivo diário e na única ação de agora para chegar lá. Quando tudo isso está alinhado não perdemos o foco da única coisa importante.
A ideia é que se separe o tempo diário em blocos de tempo, o primeiro é o tempo livre diariamente, para organizar sua mente, sua alimentação sua saúde, seu exercício diário, o segundo bloco de tempo para o trabalho e manter-se focado, sem distrações na única coisa mais importante de pelo menos 4 horas. Um bloco para planejar o dia, a semana, o mês, o ano e os próximos 5 anos e, por último um bloco para fazer as tarefas que precisam ser feitas mas que não exigem o tempo mais nobre do dia. Defenda seus blocos de tempo a qualquer custo.
Para Gary e Jay, viver esse resultado extraordinário é ser capaz de dizer não para todas as demais coisas que não são a mais importante e suportar com tranquilidade deixar coisas sem fazer.
Não se trata de ter nascido dotado de grandes talentos para fazer algo, mas de ser capaz de usar suas habilidades naturais a ponto de transcender o ponto que a maioria atinge e ir além, praticar, praticar, praticar, até desenvolver a maestria em determinada habilidade.

“Quando você foca, é como se colocasse um holofote no que importa.”

A única coisa mais importante deve ser contemplada em várias áreas da vida de cada pessoa: Qual é a única coisa mais importante na VIDA PESSOAL?
Qual é a única coisa mais importante na FAMÍLIA?
Qual é a única coisa mais importante no TRABALHO?
Qual é a única coisa mais importante na EQUIPE DE TRABALHO?
Qual é a única coisa mais importante no seu PROJETO SOCIAL?
Qual é a única coisa mais importante na sua ESPIRITUALIDADE?
Qual é a única coisa mais importante na sua SAÚDE?
A sacada é que, após determinar sua única coisa, você estabeleça os blocos de tempo diários e repita isso disciplinadamente todos os dias, e, em torno de 66 dias se tornará um novo hábito e assim você se tornará focado na sua única coisa que importa.

“… resultados extraordinários são diretamente determinados por quão específico você pode tornar seu foco.”

Recomendações e sugestões: recomendo a utilização e leitura do livro para as pessoas multitarefas e que possuem grandes dificuldades em estabelecer o que é mais importante na sua vida ou no processo de coaching. Leia o livro e indique para seu coachee. Estabeleça com ele que, desde a primeira sessão de coaching reserve um bloco de tempo diário para dedicar ao coaching, deve fazer isso todos os dias de forma que adquira o novo hábito. Aliás, se o seu coachee não tiver esta disponibilidade de, ao menos, uma hora diário para o coaching, você não deve aceitá-lo como coachee. Nesse bloco de tempo de uma hora por dia ele pode ler, ver filmes, escrever, pesquisar, planejar, avaliar suas açõe e dar retorno ao seu coach sobre suas ações.

Assista também ao vídeo sobre planejamento para implementar na sua vida diária sua única coisa mais importante: 8 Perguntas Poderosas para realizar uma única coisa.

Estamos juntos nesta jornada!

 

Deixe um comentário

Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.