NICHOS DE COACHING. POR QUE PRECISO DE UM?

Essa reflexão sobre escolha para atuação em um nicho de coaching, surgiu em função de encontrar em minhas mentorias, muitos coaches na inércia, ou por não compreender a importância de se escolher um nicho, ou por não ter subsídios suficientes para fazer uma escolha assertiva. Muitas das informações aqui trazidas foram levantadas em uma rápida pesquisa que coordenei com um grupo de coaches, com os quais tenho contato diário por meio de uma lista de transmissão no Whats App.  A pergunta que levantou os dados da pesquisa foi “Qual seu nicho de atuação em coaching?”

A palavra nicho significa uma abertura, um espaço vazio a ser preenchido, como um nicho na parede, que é preenchido por uma peça decorativa perfeita para ele. Nichos de coaching, são os incontáveis espaços vazios no mercado, que requerem que algum profissional o preencha com sua proposta. Bem, até aqui você já tem uma informação essencial sobre nichos de coahing. Não se trata de um mercado aberto, amplo que engloba um universo inteiro, trata-se de espaços muito bem delimitados, tal qual o nicho na parede. Qual é a sua entrega perfeita para este espaço?

Agora entramos no segundo aspecto fundamental na identificação, escolha e declaração do seu nicho, a sua expertise. Você poderá estar certo que encurtará o caminho da sua autonomia enquanto coach, se você escolher atuar em um nicho que possibilite você mobilizar toda a experiência da sua vida inteira e a sua paixão. Não será uma escolha sábia, você optar por um nicho extremamente promissor financeiramente, mas que não lhe proporciona auto realização e entusiasmo. Logo você ficará saturado, ou entediado com seus clientes e tenderá a buscar por mudanças. Por isso mesmo, eu recomendo que você comece o estudo para a escolha do seu nicho, de dentro para fora. Primeiro você clarifica seus pontos fortes, sua experiência, seus talentos e aquilo que te dá prazer em realizar. Depois você analisa o mercado para encontrar, um grupo de pessoas que tenham necessidades que não estão sendo atendidas, para entregar a elas o coaching perfeito.

Percebo que na maioria das vezes o novo coach, não tem essa preocupação, assim que se forma. Ele atende todas as demandas que se apresentam, e isso também é interessante. Nesse primeiro momento você precisa se experimentar enquanto coach. Não dá para recusar oportunidades de conduzir um processo inteiro de coaching e poder avaliar sua própria performance diante daquele tipo de demanda. Entretanto, também vejo coaches simulando uma escolha para não abrir mão de outros nichos. Sabe como isso acontece?

Escolher nicho, sem escolher sub nicho, é definir um público tão abrangente, que não define nada. Por exemplo, life coaching ou coaching de vida pessoal. Dizer que você é um coach de vida pessoal é tão abrangente quanto ser apenas um coach. Dizer que você é um coach de executivos é tão abrangente quanto ser apenas um coach. Mas eu entendo onde está sua maior dor. A dor da perda. A perda de todos os demais potenciais clientes que você vai deixar de atender, se você optar por um deles. Seu receio de abrir mão de alguns potenciais clientes, que você também teria prazer em atender, é tão grande, que te paralisa e acabas por não fazer nada.

Então, agora é hora de clarificar outra coisa para você. Falei acima que você deve fazer a identificação, escolha e declaração do seu nicho. Isso não significa que você não irá atender outras demandas que lhe aparecerem, mas que, irá declarar ao mercado, qual tipo de necessidade dos seus clientes você vai contemplar. Declarar qual exatamente é o seu nicho, vai proporcionar que seus potenciais clientes o encontrem, eles querem saber quem está entregando a solução que eles precisam. Escolha com clareza seu nicho para poder falar a mesma língua do seu cliente e assim encurtará o caminho.

Então, para deixar você melhor orientado com relação a escolha do seu nicho, vou explorar um pouco sobre os diversos nichos de coaching existentes no mercado, de uma forma didática e objetiva que talvez possa ajudar você a encarar essas reflexão e decisão.

Gosto de separar o universo do coaching em duas grandes áreas, o Executive e Business Coaching e o Life Coaching. Vamos começar a abordar o Executive Coaching e Business Coaching. Aqui temos o coaching totalmente voltado para a profissão de líderes, executivos e para o negócio. Costuma-se separar esta área em quatro grandes  nichos: Líder Coach, Coaching de Carreira, Coaching de Equipes e Business Coaching. Se você já chegou até aqui, parabéns, você já tem alguma noção sobre quem são seus clientes. Entretanto, você pode ser mais específico se conseguir segmentar sua clientela a um sub nicho. Por exemplo, quando falamos de Coaching de Carreira, poderemos ainda focar exclusivamente em preparação para a aposentadoria, a primeira escolha profissional, a preparação para inserção no mercado de trabalho, transição de carreira, preparação para concursos, preparação para atuar na área da saúde, dentre inúmeras outras possibilidades. Dentro do nicho de carreira, na minha pesquisa com coaches, encontrei sub nichos inovadores como, coaching para geração Y, coaching como alternativa para sair do serviço público, coaching para homossexuais no reconhecimento profissional, coaching para candidatos políticos, coaching de sucessão em empresa familiar, coaching para mulheres insatisfeitas com a profissão, coaching de carreira para quem acabou de ser mãe, e a criatividade vai longe.

Em se tratando de coaching para liderança, encontramos profissionais trabalhando com a preparação para liderança na média gerência, a liderança de equipes focada em resultados, produtividade ou gerenciamento do tempo, coaching para negociação, tomada de decisão, performance, comunicação e oratória, gerenciamento do stress, etc. No que se refere a Business Coaching, observei na pesquisa muitos coaches voltados a novos e pequenos negócios, vendas, marketing digital, coaching para afiliados, marketing em rede, coaching para profissionais liberais como advogados, dentistas, médicos, personal trainer, finanças,  mudanças relativas a fusões e aquisições ou mudança de cultura empresarial, etc. Ainda pertencente ao Business Coaching podemos agregar um nicho extremamento carente e também promissor que é o da educação com seus sub nichos  voltando-se para os professores, para a instituição, ou para o ensino. No nicho de coaching de equipes, o que é mais presente é uma discussão sobre o conceito e a caracterização do que é o coaching de equipes, e talvez isso tenha influenciado os coaches a terem dificuldades em se identificar como coach de equipes. Ainda assim, temos alguns sub nichos como, coaching para mediação de conflitos internos, para aceleração de resultados coletivos, criatividade e inovação, dentre outros.

Depois de explorado um pouco o universo dos sub nichos do Executive e Business Coaching, vamos explorar um pouco o universo, não menos promissor que é o Life Coaching ou Coaching de Vida. Nesse vasto nicho, encontramos todas as demandas que chegam para o coach por meio das pessoas individualmente e não das empresas, e que se referem, de alguma forma, a melhorar a vida pessoal individualmente. Tradicionalmente encontramos aqui como  nichos, o coaching de relacionamento e o coaching de qualidade de vida e saúde. Atualmente temos observado  uma grande demanda para os sub nichos de fitness, de performance de  atletas, de emagrecimento, etc. Em minha pesquisa encontrei também os sub nichos de  coaching de espiritualidade, coaching voltado para reabilitação de deficientes físicos, de marca e marketing pessoal, coaching do amor para elevação da auto estima e do amor próprio, coaching para descobrir missão de vida e propósito e coaching de superação feminina. Ainda dentro do nicho de relacionamento temos o sub nicho coaching voltado para o casamento, para noivos, para relacionamento entre pais e filhos, para mães de primeira viagem, kids coaching, e assim vai.

Não sei se você percebeu mas, muitos sub nichos podem estar contido em um outro nicho ou área, mas precisamos partir de algum ponto para clarificar tais demandas então sugiro seguirmos o que sugeri acima. Não estará errado se você optar por colocar por exemplo, seu sub nicho de mulheres insatisfeitas com a profissão em Life Coaching. Está tudo certo, desde que você tenha clareza de quem é seu público, qual necessidade dele você irá satisfazer, onde você o encontra, ou onde ele te encontra e o que você vai oferecer.

Em tempo, e legitimando a existência de milhares de coaches em nosso mercado,  não poderia deixar de citar os profissionais como eu, que também conseguiram definir claramente seu nicho, mentoria para coaches. Todo coach precisa de um mentor coach.

Não acho que tantos sub nichos aqui levantados estejam significando a banalização do coaching, mas sim que as pessoas estão, finalmente, contemplando sua expertise e uma necessidade específica de mercado, até então a descoberto. Melhor você trabalhar e se  conectar com seus iguais para levantar resultados mais rapidamente, do que estar à mercê do universo ilimitado de possibilidades do coaching.

Espero que este artigo tenha ajudado você a clarificar sua trajetória no coaching daqui em diante. Que este material ajude você a dar passos mais consistentes no seu projeto de SER e VIVER de coaching. Conto com seu profissionalismo para transformarmos nosso planeta em um lugar melhor para se viver, por meio do coaching.

Deixe um comentário

Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.