VOCÊ É COACH E NUNCA FOI COACHEE? CADÊ A COERÊNCIA?

Autoaplicação de técnicas de coaching exclusivas

O coaching chega na vida das pessoas normalmente porque ouviram falar, fazem uma pesquisa no Google, e descobrem que é preciso fazer uma formação para ser Coach. Então, elas tomam a primeira decisão: fazer a formação em coaching. Para algumas poucas pessoas o coaching chega porque contrataram um coach para receber um processo de coaching, aí se apaixonam e descobrem no coaching uma boa alternativa para viver sua missão de vida e obter renda. Com toda certeza, este segundo grupo de pessoas, estará muito mais consciente das possibilidades do novo mundo em que está entrando, e terá mais velocidade e resultado para SER e VIVER de coaching. Sabe por que? Vou apresentar agora a você seis principais motivos para você ser coachee, além de coach, caso ainda não o tenha feito.

 

1. Experimentar estar na cadeira de coachee e poder sentir como ele se sente quando está ali

Ao ser coach você terá o papel de conduzir seu coachee para um estado de performance que ele nunca obteve, tanto na sua vida pessoal quanto profissional. Você coach, ouve na essência, coloca-se a serviço, desafia, empodera, gerencia e cobra pelo processo, dentre outras ações. Esse papel é totalmente diferente do papel do coachee. O coachee é aquele que se disponibiliza a falar e refletir sobre sua vida, toma decisões, concretiza mudanças, conquista  resultados,  muda sua vida e recebe o reconhecimento pela conquista do resultado. Então, ao sentar na cadeira de coachee e assumir esse papel no processo de coaching, você terá a possibilidade de sentir muitas das emoções que seu coachee poderá sentir, quando você exercer seu papel de coach. Sentirá como é difícil transcender crenças limitantes, que às vezes dá vontade de desistir do processo, que dá raiva do coach por ser firme e não entrar no jogo emocional, sentirá na pele a sensação de bem estar e felicidade, por comprovar que mudar é possível, e que os resultados podem ser extraordinários.

 

2. Saber como age um coach profissional e poder modelar sua metodologia e conduta

Muitos são os que se tornam coaches, sem antes ter experimentado ser coachee em um processo com profissional experiente na área. Não basta a experiência que você foi obrigado a ter na sua formação em que praticou coaching com seu colega. Esta pode ter sido muito intensa, porém, neste caso, vocês estavam construindo juntos a experiência sem alguém para modelar. Quando você já viveu o processo de coaching com um profissional coach, você terá condições de avaliar de forma mais criteriosa o que você aprecia de seu coach e gostaria de modelar, e aquilo que você critica ou rejeita na sua conduta. As atitudes, decisões e comportamentos são pessoais de cada coach. Cada profissional deveria sim, agir de acordo com o código de conduta do coaching, mas há uma grande parte que fica sob o seu próprio julgamento e decisão. Muitas são também as metodologias utilizadas na condução do processo, e você coach deverá discernir qual delas é mais condizente com seu próprio perfil e com o que você acredita. Mais uma vez, quando você já viveu um processo, terá mais subsídios para fazer escolhas mais consciente e assertiva.

 

3. Desmistificar informações fantasiosas sobre o processo e o uso de  ferramentas

Uma das principais dúvidas quando um novo coach começa a atender é: “O que vou fazer na próxima sessão?”. Tenho percebido que essa questão tem drenado muita energia do novo coach. Ele se sente como se tivesse que ter certeza absoluta de qual deveria ser a ferramenta a aplicar na próxima sessão. Mas as fantasias não param por aí, elas passam também pela ideia de que o coachee vai adivinhar que você é coach e vai lhe procurar para que você o atenda. Ao ser coachee, você terá perfeita noção do que é realidade sobre o processo, o que é passível de ser conquistado em um curto espaço de tempo de 10 sessões e quanto isso vale para o coachee. Que o uso de ferramentas é só um detalhe diante de outros desafios como aprender a ouvir na essência, fazer perguntas poderosas e conectar as informações emitidas pelo coachee. Enfim, não sei quais são suas outras fantasias, mas pode estar certo que seu coach poderá ser parâmetro para isso também.

 

4. Ser coerente e vender o coaching que você já comprou

Vou começar este parágrafo sendo bem clara com você. Se você quiser ser e viver de coaching, você vai sim ter que vender seu trabalho de coach. Esse é um grande problema que o novo coach encontra ao se formar. Antes ele constrói uma ideia romântica de ter encontrado no coaching uma forma de conquistar sua liberdade profissional e de viver sua nobre missão de vida, que na maior parte das vezes envolve ajudar as pessoas. Entretanto, tem dificuldade de encarar que, ajudar as pessoas, também significa ajudá-las a decidir pela compra de um processo de coaching com você. Agora vem o fator de profunda influência nisso: como oferecer e vender algo que você ainda não experimentou? Quanto de propriedade você tem para falar dos resultados possíveis no processo, se não é seu próprio case de sucesso? Mais cedo ou mais tarde esta pergunta vai ser feita a você: Quem é seu coach?

Ampliando um pouco e provocando você ainda mais, arrisco dizer que, se coerência é um valor seu, é muito provável que você venha a sabotar seu próprio sucesso como coach, por estar contradizendo seus próprios valores ao querer ser coach, sem ter sido coachee. Lembre-se que isso pode ser totalmente inconsciente e o coaching é uma forma de trazer esses conteúdos à consciência para serem trabalhados.

 

5. Conhecer, confiar e ter uma fonte de recursos técnicos e emocionais para recorrer

De maneira muito natural, você terá um porto seguro para recorrer quando bater o desespero de não saber o que fazer com seu coachee, uma vez que você já tem um profissional coach como referência. Com seu coach você poderá tirar dúvidas sobre as ferramentas, sobre os próximos passos no coaching, sobre como e quanto ser firme com seu coachee quando ele não faz a tarefa, sobre como e quanto cobrar, dentre outros. Mas isso tudo só diz respeito às questões técnicas do processo, sendo que as mais graves dizem respeito às próprias emoções do coach. Coach também desanima, desacredita de si mesmo, pensa em desistir quando não acerta, fica frustrado, se envolve emocionalmente com seu coachee, toma decisões precipitadas e precisa de suporte emocional. Ter um coach experiente para poder recorrer e receber suporte técnico e emocional, é praticamente a garantia que um coach precisa para arriscar e se lançar no novo projeto.

 

6. Descobrir seu potencial como coach

E agora no motivo de número seis, consolidamos o que você mais quer quando intui que poderia viver de coaching: saber se você leva jeito para ser coach. Um processo de coaching, sempre é um processo de autoconhecimento e autodescoberta. Viver um processo de coaching com início, meio e fim é a grande oportunidade de compreender quais são seus diferenciais já consolidados em suas habilidades, e que proporcionarão o diferencial necessário para ser coach de alguém. Com um mercado tão vasto para a atuação do coach, será fundamental que você descubra e aprimore sua essência, para ser tão extraordinário quanto puder ser como coach.

 

 

Eu espero que este artigo tenha ajudado a tornar mais claro a necessidade de você se constituir em um coach que tem coerência entre suas palavras, suas emoções e suas ações. Eu estou com você para trilhamos esse caminho juntos, coach e coachee.

Para ser selecionado para o Programa de Mentoria para Coaches CoachMestria, em que você vivencia o papel de Coach e Coachee, clique no link abaixo para responder ao questionário de aplicação.

Quero aplicar para o Programa de Mentoria para Coaches CoachMestria

Deixe um comentário

Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.