10 estratégias para desenvolver a autoconfiança do coach

Sabia que aqueles pensamentos negativos que lhe acompanham do dia a dia desta nova jornada no coaching, podem estar sinalizando falta de autoconfiança?

São pensamentos deste tipo evidenciam a falta de autoconfiança do coach: “Acabei de me formar em coaching e ainda não estou preparada para começar a atender”, “Um dia o coachee vai descobrir que eu não sei nada”, “E se eu não souber o que fazer com o coachee?”, “Vou passar vergonha.” “Se der errado terei que voltar a ser funcionária.”

Você sabe como a falta de autoconfiança afeta sua entrega de resultados no coaching?
Você sabe como elevar a sua autoconfiança de forma rápida e consistente?

São estes alguns dos aspectos que vou abordar neste artigo.

É na infância que começamos a construir nossa estrutura emocional, de acordo com todas aquelas palavras, atitudes e declarações que são dirigida à criança. Estas mensagens podem ser positivas ou negativas. Quando positivas elevam a autoestima e a autoconfiança, ajudando a construir uma pessoa equilibrada e saudável emocionalmente, engajada, sonhadora e realizadora. Quando as mensagens dirigidas a uma criança são predominantemente negativas, elas estarão construindo uma pessoa descrente em si mesma, com sentimento de culpa, medrosa, duvidosa, desanimada, que foca e valoriza o que é negativo em si e no que os outros lhe dizem. Ela tem dificuldades de ousar, acreditar e realizar projetos mais arrojados.
Então, resumidamente, autoconfiança é o resumo das convicções positivas que você tem de si mesma.
Em algum momento da vida você vai receber mensagens negativas sobre você. O desafio aqui é evitar que essas mensagem predominem e influenciem os sentimentos, a ponto de comprometer a autorrealização e a felicidade.

A baixa autoestima pode destruir a capacidade de pensar, sentir ou agir de forma positiva de uma pessoa. Connie Palladino.

Se um coach só consegue levar seu coachee até o nível de transformação em que o próprio coach já conquistou, então este já é um motivo válido para que todo coach consiga elevar sua autoconfiança, para assim poder ajudar ao seu coachee.

Autoconfiança e autoestima caminham juntas. Ter autoconfiança é acreditar em si mesmo, é confiar que está preparado para entregar o que seu coachee veio buscar no processo de coaching. É acreditar que quando as coisas saírem do controle, o coach saberá o que fazer porque tem bagagem para lidar com situações difíceis. Autoconfiança, segundo a Ph.D. Connie Palladino é um elemento da autoestima.

Autoestima é autoconfiança, mérito e amor próprio. Envolve o respeito pelos outros, bem como um sentido de harmonia e paz interior. Connie Palladino

Em uma ocasião atendi uma coach que estava no ponto de desistir de viver devido às sua perdas recentes. Ela havia perdido, o marido, o negócio, as roupas, a casa, os clientes, a autoconfiança e a vontade de viver. Foram necessárias algumas sessões de coaching e muito acompanhamento e apoio para que, cerca de dois anos depois, ela me falar:

“Claudia, mês passado eu faturei trinta e seis mil reais… eu resolvi conflitos inacreditáveis no trabalho, fui colocada em prova para mim mesma. Fiquei muito feliz por ter tido a coragem de enfrentar situações inimagináveis que surgiram nas sessões de coaching. Claudia, você foi responsável por me resgatar. Eu nunca esqueço tua atitude comigo, e em todos os momentos difíceis eu sinto teu coração bombeando o meu coração, porque o teu abraço naquele dia que eu queria desistir da vida me ressuscitou. Aquele dia eu literalmente queria desistir da vida eu tava sem força e você me mostrou que existiam pessoa boas, que você era boa. A tua verdade, o teu amor, a tua vontade de ajudar, foi realmente o maior aprendizado que eu tive até hoje. Porque você me mostrou que dá prá recriar uma vida, reinventar, renascer. E foi isso que aconteceu comigo, eu demorei um tempo, mas fui colocando em prática o aprendizado do nosso processo de coaching e fui me experimentando, me respeitando até que eu consegui voltar a ser eu mesma, até que eu voei.”

Um coach sempre deve estar preparado para estar a serviço do seu coachee para o ele vier a necessitar. Mas, se você não dá conta de resgatar a si mesmo, também não o fará por seu coachee.

Quando você se deparar com sua própria falta de autoconfiança ou com um coachee que não tem autoconfiança, lance mão destas estratégias para transcender e elevar-se. Me acompanhe que se você compreender como elevar sua autoconfiança, você nunca mais duvidará do seu poder de conquistar desafios maiores.

1. Estabeleça seus valores e os torne prioritários na sua prática de coaching

É inerente ao processo de coaching trabalharmos os valores do coachee, mas e o coach?
Um coach também deve ter clareza absoluta de quais são os valores que balizam sua prática de coaching. Não submeter-se a situações que ferem os valores e comprometem a imagem, faz parte de elevar sua autoconfiança.

2. Clarifique seus pontos fortes como pessoa e como profissional coach

Você coach não é igual a milhares de outros coaches que existem no mercado. Você tem seus diferenciais nos seus talentos, habilidades, conhecimento, expertise em determinado assunto e tudo é genuinamente seu. Saber quais são estes pontos fortes já o colocam um passo à frente dos seus concorrentes e reforçam quem e como você é .

3. Transforme seus pontos fortes em diferenciais

Não é suficiente saber dos seus diferenciais, é necessário também declarar isso ao mundo, especialmente às pessoas que podem ser o coachee certo para você atender. Estes diferenciais podem estar implícitos no seu método, na sua PUV, nos seus conteúdos e nas suas ofertas de produtos/serviços.
Portanto, contemple seus diferenciais sempre que tiver oportunidade de tornar seus pontos fortes a diferença que vai fazer seu cliente escolher você.

4. Participe de grupos de coaching que elevem seu sentimento de pertencimento e de autodesenvolvimento

Desenvolva sua perspicácia para discernir quando a companhia de alguém lhe ajuda ou lhe atrapalha. Nos grupos as pessoas tendem a pensar de forma semelhante, então se o movimento maior está dirigido a reclamar da crise e lamentar o baixo faturamento, saia fora imediatamente ou dê um basta neste lamento grupal sabotador.

5. Tenha clareza absoluta de quais são as suas necessidades

Ninguém melhor do que você para saber do que você mais precisa. Alguma vezes pode parecer uma bobagem querer mais atenção, mais tolerância, mais proteção, etc. Suas necessidades físicas e emocionais são legítimas e merecem atenção e satisfação.

6. Declare aos seus apoiadores o que você precisa e deseja deles

Suas necessidades além de ficarem claras para você, elas também devem ficar claras para os outros. É seu papel deixar claro para as pessoas com as quais você convive, do que você precisa para ficar bem, para atingir seus resultados ou para ser mais feliz.

“Se não valorizarmos nossas necessidades, os outros também podem não valorizá-las.” Marshall B. Rosenberg

7. Administre feedbacks negativos ou críticas com sabedoria

As críticas não devem mobilizar você ao nível da identidade, ou seja, achar que, porque algo deu errado e alguém corrigiu, agora você não serve mais pra nada. Muitas pessoas com baixa autoconfiança têm a tendência a supervalorizar as críticas e menosprezar os elogios.
Será que você é um destes coaches que quando recebe um elogio diz “Há, não foi nada!”.
Receba e celebre também os elogios.

8. Estabeleça seus sonhos e tenha ações efetivas para realizá-los

Mais alguém deveria estar lutando por seus sonhos que não seja você?
A dica é tomar consciência de quais são seus sonhos e tomar ações prática para realizá-los. É justo e legítimo que você abra mão de algumas coisas para focar na conquista dos seus sonhos, mas vai precisar defender isso para si e para os outros. Aceite uma ajuda para conquistar também o sonho de ser um coach profissional.

9. Celebre qualquer pequeno resultado conquistado nos seus atendimentos de coaching

Um resultado extraordinário é feito da coletânea dos pequenos resultados. Não perca de celebrar os pequenos esperando pelo grande resultado, porque ele não vem sozinho.
Um sorriso do coachee pode ser um resultado, uma tarefa concluída pode ser um resultado, um chegar no horário marcado para sessão pode ser um resultado. Reconheça, evidencie e os valorize para você e para seu coachee.

10. Assuma responsabilidade pelo que você sente, deseja, pensa, sonha, tem interesse e realiza com seus pontos fortes

A minha décima estratégia sugerida para você elevar sua autoconfiança de coach é assumir responsabilidades. O processo de coaching é um exercício para isso e você sabe disso muito bem.
Comece por você mesmo a assumir suas próprias responsabilidades pelas suas coisas e, por consequência, estará também sendo exemplo para seu coachee.
É sua missão honrar seus talentos e desenvolvê-los para deixar seu legado no mundo.

Este conteúdo é um dos aspectos que trabalhamos em profundidade no Programa de Mentoria para Coaches CoachMestria. Venha conhecer o programa e fazer parte dos coaches profissionais e de destaque no mercado.

Estamos juntos nesta jornada de coaching!

Referências Bibliográficas

PALLADINO, Connie. Como Desenvolver a Autoestima. Rio de Janeiro: Editora Qualitymark, 2007

ROSENBERG, Marshall B. Comunicação não violenta. 4 ed. São Paulo: Editora Ágora, 2006

Deixe um comentário

Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.