10 passos para ser referência no coaching

Não ter estratégias para elevar sua autoridade como coach para tornar-se uma referência, é como ser invisível para o seu coachee.

Abaixo você pode conferir algumas das falas dos coaches que chegam até a mim solicitando mentoria e declarando os motivos pelos quais precisam de mentoria.

O que você quer conquistar com a mentoria para coaches?
“Quero maturidade profissional, prazer e orgulho, elevação da autoestima, reconhecimento profissional, ser uma referência no coaching.”
“Posicionamento e segurança como coach, tornando-me empresária.”
“Sucesso e prosperidade assim como satisfação de meus clientes com as minhas sessões.”
“Reconhecimento, ter um ganho e ser realmente reconhecida pelo meu trabalho.”
“Reconhecimento de um coachee.”
“Ter autoridade, parar de me sentir inferior as pessoas que já possuem ensino superior e fazer do coaching além da minha profissão com muito orgulho minha filosofia de vida.”

O que estas falas têm a ver com a criação da autoridade e reconhecimento no coaching?

Prá mim tem tudo a ver. Você percebeu o quanto o coach busca reconhecimento? O reconhecimento vem como uma forma de elevar a autoestima e a autoconfiança para ser coach.

O que está em jogo aqui é que existe um caminho a ser pavimentado antes, para que depois seu coachee, o mercado, sua família, seus amigos lhe reconheçam como uma referência ou uma autoridade no coaching.

Quando falamos em ser coach e atender com coaching, estamos falando em entrar na intimidade da vida do coachee. Ninguém abre sua vida para um estranho, de quem nunca tenha ouvido falar. O coachee, assim como qualquer ser humano, tende a abrir sua vida íntima para uma pessoa que já conhece, sabe das suas referências e experiências, ou porque foi indicado por alguém que seu coachee confia.

É por isso que é tão importante você coach focar em desenvolver sua autoridade de coach para seu futuro coachee. Depois no atendimento, seu coachee vai validar isso diretamente com você. Mas, se ele não acreditar que você tem autoridade e que é uma referência no assunto, pode dar adeus a ideia de ser e viver de coaching.

Mas você está certo em declarar o que você quer ao final de todo esse caminho. É nisso que você deve focar ao fazer todas as coisas que um coach deve fazer para conquistar autoridade.

Não pense em autoridade como algo a ser difundido para todo mundo. Não se trata de fazer com que todas as pessoas do mundo lhe reconheçam como referência em determinado assunto. Autoridade é ser assim reconhecido pela pessoa que é o coachee perfeito para você. Somente para ele que você precisa mobilizar toda sua estratégia e todo o seu esforço.

Em uma rápida enquete que fiz com alguns coaches, pude levantar as seguintes percepções destes a respeito das estratégias que conhecem para criar sua autoridade de coach.
Separei algumas das principais respostas dos coaches participantes, para você conhecer abaixo:

Percepção de estratégias para criar autoridade para atrair o coachee

* Seu marketing, seu networking, uma boa rede bem cuidada de contatos;
* Declarar que sou coach em todas as oportunidades que eu tenho. No nome da empresa, no cartão de visitas, na camiseta que eu uso, receber e reforçar quando as pessoas me chamam de coach, nas mensagens para meus coachees;
* Definir nicho de atuação e segmentar para oferecer serviços especializados;
* Indicações de conhecidos e de quem fez o processo;
* Ter conhecimento e autoconhecimento;
* Sentir a dor do seu Coachee;
* Autoconhecimento, estudo, dedicação, disciplina e muita ousadia;
* Para criar autoridade você tem que transparecer conhecimento, passar credibilidade e confiança.

Com estas percepções podemos deduzir o quanto o universo de coaches está carente de estratégias claras e eficientes, para tornar-se referência em seu nicho.

Já nas minhas pesquisas sobre como desenvolver autoridade e ser uma referência no coaching, encontrei muitas pessoas falando de inúmeras estratégias para criar esta autoridade. Elas podem ser eficientes para alguns e deficientes para outros.

Então vamos à uma lista que consegui sintetizar das 10 principais estratégias utilizadas para ser uma referência criar sua autoridade de coach.

1. Definir com especificidade e clareza seu nicho

Mesmo que você sinta estar perdendo algo, faz-se necessário a escolha de um nicho de atuação no coaching. Para isso você deve conhecer seus pontos fortes e experiência para torná-los seus diferenciais no seu nicho. Para saber mais sobre nichos de coaching, acesse o artigo no blog, Nichos de coaching. Por que preciso de um?;

2. Criar sua identidade

Seja no mundo online ou offline sua identidade deve estar alinhada com os objetivos que você tem e o público que você quer atingir;

3. Declarar que você é coach

Aproveitar todos os momentos, ocasiões e oportunidades que tiver. Não tenha vergonha de dizer o que você faz e para quem. Siga o exemplo do Coach Gerson Kowalski Junior que faz exatamente isso para divulgar seu trabalho e tem como resultado uma agenda lotada e com fila de espera de pessoas para serem atendidas por ele;

4. Entregar conteúdo de valor

Não fique menosprezando seu conhecimento. Entregue-o gratuitamente para seu cliente ideal, de forma que estas pessoas, comecem a criar uma ideia sobre você e sobre seu trabalho, que gera credibilidade e vontade de serem atendidas por você. Você cria nas pessoas a certeza de que é o melhor profissional para ajudá-las porque você entende das suas dores e dificuldades;

5. Ter e demonstrar resultados

Por muito tempo eu negligenciei a importância dos depoimentos de pessoas atendidas por mim no coaching. Os testemunhos são o grande patrimônio que temos para validar nossa proposta;

6. Criar um método

Crie um método exclusivo que garanta resultado ao seu cliente. O seu método tem que ser perfeito para seu coachee ideal. Nada mais que isso;

7. Ser indicado como especialista

Se você descobrir como ser indicado por outros especialistas, você terá dado um grande passo na construção de sua referência e sucesso como coach.

8. Demonstrar autoridade comentando

Comente em posts, blogues e publique em grupos de forma assertiva e mostrando conhecimento. Essa estratégia vem da minha mentora Jaqueline Salles e tem muita pertinência para o nosso momento. Aproveite ela também;

9. Demonstrar sua evolução e busca de qualificação

Para algumas pessoas, titulações e referências de escolas reconhecidas, são de suma importância. Se o seu cliente ideal tem esse perfil, então dê a ele os porquês, de onde você veio, de onde você tirou isso, o que embasa suas idéias, etc. Entregue suas fontes e suas referências;

10. Participar de eventos

Participe de eventos onde seu cliente está ou que ajudem a projetar sua autoridade. Bem diz o velho ditado “Quem não é visto não é lembrado”. Tenha a chancela de eventos relevantes da sua área para legitimar sua autoridade. Seu cliente precisa ver o seu movimento e o reconhecimento público da sua autoridade.

Quando nos voltamos para o mundo online, é proposição comum entre todos, que a pessoa que quer se tornar uma referência, entregue conteúdo relevante gratuito para aqueles que deseja atingir.

Você quer uma evidência de que você é uma referência em determinado assunto?

Uma evidência de que você já é uma referência em determinado assunto, é quando você é encontrado por outra autoridade. Isso foi o que aconteceu comigo no assunto perguntas poderosas. Você pode ver este vídeo no You Tube: Como fazer perguntas poderosas de coaching.

Resumindo: para que seu coachee ideal reconheça você como autoridade, ele precisa ter certeza inquestionável de que você poderá ajudá-lo em suas necessidades.

Se você deseja aproveitar tudo o que você já tem para tornar-se uma referência em determinado nicho de coaching, venha comigo para o Programa de Mentoria para coaches CoachMestria. Fique visível e atraente para seu coachee ideal.

Estamos juntos nesta jornada de Coaching!

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Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.