3 ASPECTOS TÉCNICOS PARA VOCÊ DOMINAR A ARTE DAS PERGUNTAS PODEROSAS DE COACHING

As perguntas poderosas de coaching conforme o objetivo

Nós só fazemos perguntas porque intencionamos algum resultado com ela, então vamos compreender que, à medida que você tem clareza de qual é o seu objetivo, você poderá ser mais assertivo na sua elaboração de perguntas poderosas de coaching. Existem inúmeros tipos de perguntas. Perguntas do tipo, POR QUE, PARA QUE, O QUE, COMO, QUANDO, ONDE, QUAIS, QUANTO, e, principalmente QUEM. Didaticamente separamos estas perguntas em 3 grupos, conforme abaixo.

Perguntas poderosas de motivação: POR QUE, PARA QUE, O QUE

As perguntas em que usamos o por que precisam ser usadas com cuidado, visto que, inevitavelmente elas levam a respostas de justificativa. Exemplo: “Por que você não fez a tarefa combinada?”. Resposta, “Porque não tive tempo”. E ponto final. Assim você não conseguiu obter uma resposta que levasse o coachee a reflexão das suas motivações, em não fazer a tarefa. Entretanto, de maneira mais assertiva você poderia perguntar: “Você considera que deu o seu melhor para fazer esta tarefa?”, “Quais prejuízos você terá no processo de coaching, por não ter feito esta tarefa?” ou, “O que, este fato de não ter feito a tarefa combinada, está revelando sobre seus padrões comportamentais?”.

Imagino que já esteja claro, que a ideia é que, qualquer comportamento, atitude ou fala do coachee, pode ser recurso para você criar perguntas poderosas e gerar reflexões e mudanças no seu coachee. Indico que, para garantir as premissas do coaching de foco no futuro e ação no presente, no lugar do por que, você pergunte para que. Assim, uma resposta poderá vir carregada de informações relativas às motivações do coachee. “Para que vale a pena empenhar todo seu esforço nesta tarefa?”, ou, “O que tem que acontecer para que tenha valido a pena seu esforço?”.

Perguntas poderosas de ação: O QUE, COMO, QUANDO, ONDE, QUAIS, QUANTO

As ações no processo de coaching começam com a definição das tarefas. As perguntas para definição das tarefas geralmente começam com “O que você vai se comprometer a fazer concretamente, para colocar em prática os aprendizados de hoje?”. Normalmente depois desta pergunta recebemos uma resposta um tanto genérica, então, vamos ajudando o coachee a especificar. “Como especificamente você vai fazer isto?”, “Quando estará concluída?”, “Onde vai fazer?”, “Quais pessoas podem lhe ajudar?”. E, finalmente, “Quanto vai custar?”, ou “Quanto você está comprometido com isso?”.

Dessa forma, você garante que a tarefa é concreta, específica, passível de ser realizada, tem tempo definido e o comprometimento do coachee. Entretanto, nada disso será prá valer, se ele não compreender qual o significado disso em sua vida. Continue lendo para saber como fazer perguntas poderosas para revelar significado para o coachee.

Perguntas poderosas de aprofundamento: QUEM

Considero que as perguntas do tipo quem são as mais poderosas. Quando perguntamos sobre quem, estamos conduzindo a uma reflexão para dentro do coachee (profundidade). Quando perguntamos o que, onde, como, etc., estamos conduzindo as reflexões para fora, ou seja, para o ambiente, para as coisas ou para os outros (superfície).

Quando perguntamos ao coachee, quem, estamos aprofundando e evidenciando receios, crenças, valores, sonhos, assim como todo o significado disso para ele. Geralmente quando perguntamos, “Quem é você?”, as pessoas nos respondem sobre si mesmas em vários aspectos, normalmente contemplando seu cargo, seu estado civil, profissão, etc., ou seja, são respostas mais superficiais e nossa intenção é levá-lo a reflexões mais aprofundadas. Então, até mesmo a pergunta “Quem é você?”, precisa de contexto apropriado que proporcione a sensação de segurança ao coachee para colocar-se vulnerável e totalmente aberto ao aprofundamento. Lembre-se que você pode levar seu coachee para qualquer nível de reflexão com suas perguntas poderosas de coaching, tanto a superficialidade quanto a profundidade transformadora. O seu preparo prévio enquanto coach, vai alavancar ou restringir isto.

Qual nível você escolhe trabalhar, caro coach, na superficialidade ou na profundidade?

Quanto você acredita que saberá utilizar sabiamente a resposta do seu coachee?

Desejo que este artigo tenha ajudado você a aprimorar sua performance de coach que domina a arte de fazer perguntas poderosas de coaching, e que você possa fazer da sua próxima sessão a melhor sessão de coaching da sua vida, até hoje!

Uma dica extra para ajudar você a criar perguntas poderosas de coaching que levarão a estabelecer boas tarefas para seu coachee é assistir ao vídeo COMO AS PERGUNTAS PODEROSAS PODEM AJUDAR NA CRIAÇÃO DAS TAREFAS DE COACHING.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com quem deseja se aprimorar na arte de fazer perguntas poderosas de coaching.

Estamos juntos nesta jornada para SER e VIVER de Coaching!

Deixe um comentário

Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.