4 dicas de como zelar pelo seu maior patrimônio no coaching

Saiba você, que se colocar estas 4 dicas em prática, estará se colocando na frente dos seus concorrentes e não concorrentes no mundo do coaching.

Sabe aquelas coisas que as pessoas falam, mas a gente foca no que é urgente e negligencia o que é importante? Sempre pensando, “um dia vou parar para fazer isso”, e lá se vão anos e anos de comportamentos que cristalizam a sabotagem do próprio negócio. Depois de muito andar em círculos, compreendi que para fazer da minha carreira no coaching, um negócio sustentável, preciso zelar pelo meu maior patrimônio que você vai saber qual é.

O seu maior patrimônio, não são suas certificações internacionais, seus anos de prática, suas horas de formação, seu faturamento, seus grupos, seu coachtório, seus livros ou suas ferramentas. Seu maior patrimônio é sim, o seu cliente e a história que ele conta.

Com muita frequência vejo o desespero do novo coach que deseja atender e disponibilizar seu conhecimento para ajudar alguém, mas não consegue encontrar ninguém que se disponibilize a viver a experiência de ser seu coachee. E aqueles que já os tem, atendem, concluem o processo e dizem adeus ao coachee e nunca mais voltam a ter algum tipo de contato com seu maior patrimônio. Ao invés de continuar a cuidar e zelar por esta relação, os coaches ficam correndo numa busca desesperada por novos clientes para abandoná-los na sequência, e o desgastante ciclo se refaz novamente.

Então, agora que você já sabe o quanto seu cliente é valoroso, saiba como cuidar dele pelo resto da sua vida. Venha comigo.

1. Registrar

Minha coach e mentora Jaqueline Salles, vive dizendo que o processo de coaching não começa quando você faz a primeira sessão com o coachee, mas quando você tem o primeiro contato com ele, e isso pode ser a primeira troca de mensagens, ou a indicação recebida. Eu complemento que o processo de coaching também não termina na última sessão, mas prolonga-se pela vida do coachee, em todas as vezes que ele tiver contato com você e recordar da sua experiência, aprendizados e transformações vividas no coaching e reavivadas a cada novo contato. Cuidar da sua relação com seu coachee, começa por você registrar a sua história, seus momentos marcantes, seus resultados, suas conquistas e o reconhecimento dele para com o trabalho e a dedicação do coach.

Agora você deve estar se perguntando, como faço isto? Simples, você colhe depoimentos de cada coachee e registra-os com palavras escritas ou faladas em vídeo. Esta é uma ação que vai lhe proporcionar o aumento da sua autoridade como profissional coach, assim como da autoridade do seu coachee como uma pessoa arrojada que investe em seu autodesenvolvimento.

Então, a dica é: registre. Registre sempre com a permissão do seu coachee tudo que seja relevante para contribuir com você e com ele, para selar sua autoridade de coach. Só que, o processo não pára por aí, é preciso mostrar seus depoimentos. Então, declare.

2. Declarar

Declare para todos que puderem um dia ter interesse em saber do seu trabalho, que você já obteve resultado com alguém. Cuide, distribua e potencialize esse patrimônio compartilhando com o mundo todas as suas experiências. Seja no seu site, blog, Fan Page, Linked In, You Tube, livros e outras publicações. Todas estas ferramentas estão ao nosso dispor para facilitar e acelerar nossa caminhada no viver de coaching.

3. Relacionar-se com ele

Continue investindo em seu patrimônio. Mantenha seu ex coachee na sua lista VIP. Afinal, ele já lhe deu um voto de confiança e pode, no futuro continuar a precisar de você. Continue a alimentar seu relacionamento com ele, a vida é dinâmica e hoje seu coachee conquista uma etapa na vida e amanhã ele quer novos desafios e poderá contar com você para ajudá-lo novamente. Mantenha-se à vista e será lembrado. Sabe aquele email perguntando como ele está, ou para enviar algo que você descobriu e que o fez lembrar-se dele. Mas, não fique só nisso, proponha-se um encontro presencial, quando possível para um cafézinho e uma conversa leve e descontraída para saber dos seus novos desafios e de como ele está aplicando o coaching em sua vida. Enfim, seja criativo para tornar-se presente e acessível ao seu ex coachee.

4. Criar soluções para suas novas demandas

Ocupe-se sempre em estar criando novas soluções para os seus coachees. Você os conhece mais do que sua própria mãe e pode compreender exatamente do que ele precisará na sequência. Talvez não seja um novo processo de coaching, mas pode ser uma sessão pontual para uma tomada de decisão, pode ser um curso para uma necessidade específica, pode ser um ebook, um livro, uma palestra, uma avaliação de potencial, uma rodada de feedback 360⁰ mediada por você, um trabalho de desenvolvimento da equipe dele. Enfim, você poderá ajudá-lo em muitas novas demandas, ou saberá encaminhar para alguém que possa fazê-lo. Você sabe que um bom indicador de que você fez um excelente trabalho, é quando seu cliente re-compra. Então, mãos à obra.

Você deve ter percebido que as minhas 4 dicas possuem um verbo para declará-las, ou seja, vamos à ação. De nada adianta você saber e não praticar. Torne-se um profundo conhecedor do seu cliente surpreenda-o com suas ações.

Eu desejo verdadeiramente que você, de hoje em diante, tenha mais discernimento quanto à importância de gerir seu maior patrimônio e faço-o com ética, estratégia e constância, para acelerar e manter a conquista do sonho de viver de coaching.

Se de alguma forma, este conteúdo ajudou você, compartilhe com os coaches que ainda não estão fazendo a gestão do seu maior patrimônio.

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Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.