7 comportamentos que revelam se você é um coach inseguro ou não

coach inseguro

Você sabe quais comportamentos revelam um coach inseguro?

A insegurança pode acometer todas as pessoas e mais frequentemente os coaches recém formados estreantes na carreira. Ele ainda não tem muitos parâmetros de comparação da sua própria atuação e fica sem condições de saber se realmente o que está fazendo é coaching. Talvez ele nunca tenha sido coachee e isso também é um agravante à sua insegurança de coach.
As consequências de sentir um coach inseguro, podem ser dramáticas tanto para o processo do coachee quanto para a carreira do coach:
O coachee não é confrontado com seus limites e sabotagens e sai do processo do mesmo jeito que entrou, sem grandes transformações;
O coach não acredita que fez um trabalho tão bom a ponto de deixar o coachee satisfeito a ponto de fazer-lhe indicações de novos coachees pagantes. O que leva o coach a ter dificuldades para conquistar seus próximos coachees.

Já falei em outras ocasiões que ser capaz de vender coaching, não depende de dominar técnicas complexas de vendas mas principalmente da crença do coach na sua capacidade de entregar excelentes resultados ao seu coachee.
Tanto a insegurança quanto a autoconfiança ficam explícitos nas atitudes, falas, decisões e comportamentos do coach. Estes sinais obviamente são captados pelo coachee que vai se comportar de forma coerente com o que observa do seu coach.
Continue acompanhando meu raciocínio que vou deixar claro para você os sete comportamentos que talvez você esteja emitindo e que revelam o coach inseguro.

1. O coach inseguro não faz checagem dos resultados

Ao fazer a checagem dos resultados você corre o risco de seu coachee deixar claro para você que não está satisfeito com os resultados obtidos até o momento. Se você se sente inseguro quanto ao que está entregando no processo, com certeza você evitará fazer uma checagem clara dos resultados. Dessa forma você já começa a comprometer os resultados do processo por não clarificar as expectativas do coachee a tempo de fazer mudanças na condução do processo a ponto de garantir que os resultados irão acontecer.
Pois eu lhe digo que o que você está fazendo não está sendo coaching na essência. É inerente ao processo de coaching que o coach acompanhe, se certifique e valide os resultados do coachee. Ao fazer isso estará criando no seu coachee a crença positiva de que o resultado positivo final irá acontecer, visto que já está acontecendo, ou refaz as estratégias para garantir que o estado desejado contratado seja atingido.

2. O coach inseguro não confronta seu coachee

A insegurança do coach o impede de colocar o dedo na ferida do coachee e trazê-lo à responsabilidade. O coach inseguro evita conversar com o coachee sobre seus atrasos, suas faltas, seu atraso no pagamento, seu não fazer as tarefas. Por que? Porque a sensação de insegurança o leva a acreditar que não tem conhecimento, experiência e autoridade suficiente para exercer este papel junto do seu coachee.
Saiba que se continuar nesse ciclo vicioso, você estará sabotando os resultados do coachee.
Todo esse descompromisso do coach o levam a negligenciar as oportunidade de realizar mudanças profundas a nível de pensamentos, sentimento e comportamento do coachee e também do coach.

Tudo o que acontece no processo é subsídio para ser trabalhado. A sessão de coaching é a grande oportunidade de refletir sobre os comportamentos recorrentes e fazer mudanças significativas para a vida do coachee.

3. O coach inseguro finge que está tudo bem mesmo que tenha ficado esperando pelo coachee e ele não apareceu

Quando seu coachee percebe sua insegurança, mesmo que de forma inconsciente, ele pode usar disso para ter ganhos. Um exemplo é quando você fica esperando por ele, mas como você ainda não cresceu como autoridade e ele sabe que você não ousará fazer nenhum tipo de cobrança, ele vai deixá-lo esperando sem a preocupação em avisá-lo antecipadamente da sua ausência. Nesse contexto, a relação ocorre não como uma parceria madura em busca de resultados extraordinários, mas pode sinalizar que o coachee faz um favor ao coach ao se submeter ao processo. Mas, não invente de cobrar dele, porque ele vai dizer que não quer mais ser seu coachee.
Fico pensando em como foi feito o contrato inicial com seu coachee, mesmo que ele seja um pró bono. Provavelmente de forma muito superficial ou inexistente porque nem coach e nem coachee estão cumprindo com seus devidos papéis e responsabilidades.

4. O coach inseguro sabe que o pagamento do coachee está atrasado mas está sem jeito para tocar no assunto

Quando a insegurança chega ao ponto do coach não conseguir falar com o coachee sobre seu atraso no pagamento e ainda assim continua atendendo sem nenhuma modificação, realmente o coach já está tendo prejuízos concretos.
No início da minha carreira eu também tive uma situação de falta de pagamento do coachee. Mesmo com um pouco de receio de perder a cliente eu encarei o fato e tive uma conversa muito clara com ela a respeito do assunto. Uma das perguntas que fiz foi, “O que você vai combinar comigo agora a respeito do pagamento para nunca mais necessitarmos tocar no assunto do pagamento? O que este seu comportamento de não cumprimento do acordo que você fez comigo conta a respeito da forma como você honra seus compromissos?
Aqui você tem mais uma prova de que tudo o que acontece no processo é subsídio para trabalhar na sessão de coaching. Mas, precisa sentir-se seguro para bancar esse confronto com seu coachee e ajudá-lo a transcender esse padrão.

5. O coach inseguro não ousa perguntar porque está valendo a pena fazer o processo

Quando comecei meus atendimentos de coaching e contratei uma mentoria para me orientar, uma das sugestões da minha mentora foi que eu fizesse essa pergunta sempre ao final de cada sessão. Eu questionei à ela que esta era uma pergunta que induzia a uma resposta positiva. Então ela me afirma que uma sessão de coaching necessariamente precisa ter algo de positivo pelo qual tenha valido a pena participar, do contrário, não estaremos fazendo coaching.
Em uma sessão sempre se aprende alguma coisa de valor para a vida do cliente. Então, se você não está perguntando por que está valendo a pena participar da sessão ou do processo, você pode estar evidenciando insegurança e receio de que a resposta seja, “Não tem valido a pena perder meu tempo para ficar aqui conversando com você.”

6. O coach inseguro evita fazer avaliações formais do processo

É inerente ao processo que ao final você envie um formulário de avaliação ao seu coachee de forma que ele tenha a oportunidade de avaliar o processo, o coach e a si mesmo. Entretanto, uma coach inseguro, vai evitar esse tipo de situação porque não aguenta um feedback corretivo e direto. Quando sua auto estima está tão baixa a ponto de sofrer com um feedback negativo, além da insegurança, o coach pode estar evidenciando outros problemas emocionais significativos.

7. O coach inseguro não ousa pedir um depoimento ao final do processo e muito menos uma indicação de clientes pagantes

Quando o coach tem dúvidas se entregou ou não o resultado que o coachee veio buscar, ele vai abrir mão até mesmo desta grande oportunidade de criar seu ciclo natural de venda de coaching. Nós só indicamos produtos e serviços para nossos amigos, colegas e conhecidos, quando temos certeza dos benefícios desta indicação. É nossa imagem e talvez até nossa relação que está em jogo quando indicamos o trabalho de alguém, então temos a tendência a ser seletivos nisso.
Se você não estiver muito atento ao processo, aos resultados que seu coachee conquistou, às diferenças de como ele estava quando iniciou o processo e como está terminando, você não terá subsídios para evidenciar tudo isso para ele e muito menos segurança para solicitar um depoimento e indicações de novos clientes. É necessário assumir o coach profissional que você é e aquilo que você entrega.

Agora que você tomou consciência de que aquilo que você está sentindo podem ser sinais de insegurança, vou lhe dizer qual a melhor forma de lidar com isso. Na psicologia temos a premissa de que todo psicólogo precisa de uma supervisão de outro psicólogo que seja mais sênior. No coaching não é diferente. É de fundamental importância para o crescimento rápido e consistente de um profissional coach, que ele possa contar com um olhar externo e possa receber orientações claras e seguras de como lidar com tais circunstâncias.

Ter um mentor é a forma mais segura e assertiva de tornar-se um coach profissional.

Então, antes de comprometer sua imagem de profissional coach no mercado e antes de perder seu coachee e todos os que deveriam vir para você, tome a sábia decisão de também ter seu mentor.

Nada do que o outro disser ou julgar a respeito de você, será definitivo na construção da sua autoconfiança, se você não o permitir.

Se você identificou em você alguns destes sinais comportamentais de insegurança, eu o convido a tomar uma atitude sábia para transformar isso imediatamente. Clique no link abaixo para conhecer o Programa de Mentoria para Coaches CoachMestria e transforme a insegurança em autoconfiança para conquistar resultado de fato.

QUERO TER UM MENTOR

Estamos juntos nesta jornada de Coach Profissional.

Deixe um comentário

Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.