7 Dicas para garantir bons resultados no atendimento online

Deseja se destacar fazendo atendimento online? Temos dicas valiosas para compartilhar com você! 

Estamos vivendo um período intenso em oportunidades de se reinventar todos os dias. Atender pessoas individualmente e em grupo no online, pode não ter sido a modalidade de relacionamento ou atendimento ao cliente que você sonhou, mas é a única possibilidade que você tem em tempos de pandemia. 

Há mais de cinco anos que atendo coaches e líderes na modalidade online. Neste momento, em que as pessoas estão obrigatoriamente em quarentena em função do Coronavírus, percebi que posso ajudar com a experiência já acumulada no atendimento online, ao longo destes anos. 

Acredito que, talvez sua mente esteja sendo tomada por muitos pensamentos desastrosos,  provocando sentimento de insegurança em se lançar nesta jornada online. Pois eu garanto a você, que se você seguir as dicas que vou lhe dar, você poderá garantir ótimos resultados nos seus atendimentos online e minimizar esses pensamentos paralisantes.  

Então, vamos às dicas.

Dica 1 – Escolha uma boa ferramenta de atendimento online. 

A ferramenta escolhida precisa permitir o acesso a vídeo e áudio, compartilhamento de tela, gravação da sessão, e que lhe permita também uma conexão estável. Uma das piores coisas que tem, e que pode te deixar muito nervoso e seu cliente inseguro, é quando a conexão começa a cair, ou começa a entrar publicidade durante seu atendimento. Vale ressaltar também a importância de você poder ver seu cliente e que ela possa te ver também. Isso ajuda a gerar conexão e confiança. 

Dica 2 – Prepare o ambiente do atendimento 

Mesmo à distância, seu cliente precisa perceber seu toque de carinho e atenção para com ele. Preparar o ambiente é avisar para as outras pessoas que estiverem no mesmo local, para não lhe interromperem, que não façam barulhos, que não fiquem ouvindo o que você está tratando com seu cliente, que não fiquem circulando próximo da câmera, que não lhe chamem. Cuide também que a apresentação do seu cenário seja a mais limpa e arrumada possível, gerando uma boa impressão no seu cliente. É importante que seu cliente perceba que você se preparou e preparou o ambiente para atendê-lo. Antes do atendimento, dê uma revisada no processo do seu cliente de forma a relembrar o assunto e o propósito deste encontro. 

Dica 3 – Mantenha uma pasta de arquivos online 

É muito importante que você tenha uma plataforma na qual possa disponibilizar documentos, ferramentas, vídeos, livros, etc. Porém, tenha cuidado que esta plataforma lhe garanta segurança com os documentos. Compartilhe com seu cliente o acesso aos materiais da plataforma, evitando trâmites de documentos por WhatsApp ou e-mails. Esta ação, vai ajudá-lo a ter agilidade no seu  atendimento.

Dica 4 – Faça um acordo claro 

Esse acordo ou contrato, não precisa necessariamente, ser registrado em cartório, mas pode ser registrado por escrito em documento compartilhado, de forma que seu cliente fique ciente de qual é o papel dele e o seu, assim como as responsabilidades de cada um na parceria e o resultado esperado. Lembre-se que “o combinado não sai caro”. Esta providência, vai evitar muitos mal entendidos, eventuais conflitos ou prejuízos. 

Dica 5 – Teste áudio e vídeo

Ao iniciar o atendimento, faça um teste para ver se seu cliente o está ouvindo e vendo bem, se ele conhece a ferramenta, caso ele não conheça a ferramenta, dê alguma explicação para deixá-lo mais à vontade. Tenha atenção também para a luz do ambiente, sempre garantir que haja iluminação suficiente para iluminar o rosto de ambos. Cuide que a temperatura do seu local de atendimento online, esteja adequada para que você não fique desconfortável no decorrer do atendimento.  Lembre-se também de sempre ter um copo com água disponível para beber no decorrer do atendimento e peça para seu cliente fazer o mesmo. Com esses ajustes, você tem mais chances de controlar o maior número de variáveis que possam intervir na qualidade do seu atendimento.

Dica 6 – Faça uma fala de acolhimento e de boas vindas 

Talvez seu cliente também esteja vivendo uma nova experiência e pode estar se sentindo ansioso, inseguro, amedrontado, agitado com a novidade. Dê as boas vindas, tire dúvidas, amenize os medos e os receios com o novo método, procurando deixá-lo mais à vontade para a experiência. Faça perguntas e deixo-o falar de como está chegando para essa experiência ou para o encontro de hoje. Isso é o que normalmente chamamos de quebra-gelo. 

Dica 7 – Procure olhar para a câmera 

Se tem algo que é muito incômodo no atendimento online, é o seu cliente com a câmera aberta e você com a câmera fechada, ou seja, você pode vê-lo e ele não pode te ver. Você pode imaginar quantas ideias podem estar passando na cabeça dele sobre o que você deve estar fazendo naquele momento? Além do que eu acho isso uma profunda falta de respeito com o cliente, salvo, se vocês acordarem que é melhor desligar a câmera. Qualquer intercorrência que aconteça, sempre peça licença para seu cliente, exatamente como faria se ele estivesse presencialmente com você. Procure manter seus olhos direcionados para a sua câmera de forma que seu cliente sinta que você está olhando nos olhos dele. Procure deixar a imagem dele próximo da sua câmera, assim você consegue captar as expressões faciais dele também. 

Dica extra – Disponibilize materiais com antecedência

Essa dica vale tanto para você ajudar seu cliente a se preparar para a sessão, quanto para ele poder imprimir qualquer formulário, ferramenta ou documento que ele vai precisar preencher no decorrer do atendimento. Oriente o seu cliente sobre quais documentos serão necessários no próximo atendimento para que ele também possa se preparar com antecedência. 

E agora, ficou mais fácil? 

Tem coisas que a gente só aprende na prática, então assim como eu aprendi e agora estou compartilhando com você, te convido  a se lançar também, experimentar e descobrir como o online é cheio de possibilidades. 

Aproveite e deixe seu comentário se estas dicas ajudaram você e, caso você ainda tenha dúvidas, deixe-as aqui também ou entre em contato pelo email: claudia@claudianegreiros.com.br .

 

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Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.