Os prejuízos da autossabotagem no coaching

O que você tem feito para NÃO conquistar aquilo que você mais deseja?

Normalmente quando faço esta pergunta as pessoas acham que o NÃO, está no lugar errado, porque é meio incoerente pensar que você faz coisas para não conseguir aquilo que mais deseja. Mas a questão é exatamente esta, o que você ou seu coachee fazem para não conseguir aquilo que mais desejam?
O ciclo de autossabotagem é composto, exatamente, por aqueles comportamentos que têm efeito contrário, àquilo que o coachee verbaliza que quer. Trata-se de ter atitudes e fazer coisas para não conquistar aquilo que mais deseja.
Obviamente estes comportamentos são inconscientes. Normalmente quem o faz, não sabe do seu efeito sabotador, nem mesmo que é tão difícil encará-lo e superá-lo.
Os comportamentos de autossabotagem no coaching podem não ser percebidos por um coach que não esteja muito atento a si mesmo e ao seu coachee.

Prejuízos da autossabotagem no coaching

Criar um eficiente ciclo de autossabotagem não é algo que se escolhe conscientemente e se abre mão com facilidade. Trata-se de processos incrustados na memória, no corpo e no comportamento do coachee e que, mesmo ele tendo a melhor das intenções, ainda assim, ele poderá estar se sabotando. É assim que você coach fica com aquela sensação de que “Já fiz tudo o que eu poderia ter feito e o processo não acontece”. Outra consequência comum desse processo de autossabotagem do coachee é provocar no coach a sensação de que está conduzindo o processo de forma errada e que não serve para ser coach.

Por que acontece o processo de autossabotagem no coaching?

Pode ser falta de auto merecimento, pode ser pela crença de que isso não é para você e para ninguém da sua família, pode ser efeito da sua cultura, de uma educação rígida e voltada para o sofrimento, etc., etc.

Já atendi com coaching um empresário que tinha tudo para fazer do seu negócio, um negócio de sucesso e de referência e que ainda lhe proporcionasse qualidade de vida. Entretanto, a crença de que somente engenheiros tinham sucesso e estabilidade nos negócios, o levava a sabotar seu próprio crescimento e do seu negócio.

A quebra desse padrão só aconteceu quando ele compreendeu, em uma sessão de coaching, o ciclo que ele, inconscientemente, havia estabelecido para concretizar a profecia do pai. Foi necessário um trabalho profundo de perdão e de libertação de si mesmo, com relação àquilo que o pai acreditava e havia lançado sobre ele, para que ele transcendesse.

Em vez de continuar andando em em círculos, eu te convido a andar em um movimento evolutivo para transcender seu próprio ciclo de autossabotagem. Veja na figura abaixo como seria isso.

Como vencer a autossabotagem no coaching

Superar autossabotagemMovimento de transcendência da autossabotagem

Se você não acessa para clarificar com seu coachee, todo o processo de autossabotagem que está acontecendo com ele, ele continuará no mesmo padrão. Dificilmente terá resultados efetivos e sustentáveis para sua vida.
Transcender esse ciclo envolve que se trabalhe em profundidade cada aspecto do comportamento que evidencia uma perda para o processo.

Um dica de uma boa ferramenta que pode te ajudar muito neste desafio é usar-se das Perguntas Poderosas para investigar Perdas e Ganhos do coachee com o processo.
A ferramenta Perdas e Ganhos, levanta todos os aspectos motivadores e sabotadores do processo de coaching, ou seja, o que ele ganha e o que ele perde ao se dedicar ao processo e mover-se focado em seu objetivo. A ferramenta levanta também o que ele ganha e o que ele perde se continuar onde está e não fizer nada para conquistar seus resultados.
Aplicando esta ferramenta, você terá na mão a lista daqueles comportamentos que têm probabilidade de acontecer, e que funcionarão como sabotadores dos resultados.
Seu passo seguinte é prever ações para serem implementadas assim que os comportamentos sabotadores acontecerem, de forma a minimizar seu efeito sabotador.
Veja como vivenciar as Perguntas Poderosas da ferramenta de Perdas e Ganhos, foi de grande ajuda para a coach Kamila. Ela fez este exercício na quinta sessão do Programa de 21 dias de AutoCoaching.

“Esse processo está sendo extremamente importante para conectar, juntar, e colocar em ordem todos aprendizado que tive até aqui. Você está trazendo conexões maravilhosas para que tudo aprendido até agora seja aplicado…Foi maravilhoso fazer a ferramenta de perdas e ganhos e analisar o quanto eu e as pessoas do mundo perdem se não tivesse me apresentado, se não fizesse as vendas. O coaching é maravilhoso e deve ser cada dia mais vivido no mundo… Obrigada imensamente por esse projeto de 21 dias.” Coach Kamila Domith

Deixo meu convite para você ficar esperto e não permitir que o ciclo de autossabotagem do seu coachee tenha efeito sobre seus resultados, e sobre sua autoconfiança de coach, mas para isso é necessário ficar muito atento, ter olhos bem abertos e a percepção acurada para os sinais sutis da sabotagem.
Para você ter insights magníficos como o da Kamila, comece por fazer grandes descobertas sobre si mesmo com meu ebook de 21 Perguntas Poderosas de AutoCoaching. Clique no link abaixo para recebê-lo de forma totalmente gratuita.

Quero meu Ebook com 21 Perguntas Poderosas

Estamos juntos nesta jornada de coaching!

Deixe um comentário

Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.