COMO TRANSFORMAR A SUA VIDA PARA DEIXAR UM LEGADO

De repente, aos 40 anos, em uma noite de virada de ano novo, você para, pensa, e se dá conta que não está vivendo a vida que sonhou quando criança. O lado negativo disso é sentir culpa por ter desperdiçado 40 anos da vida fazendo coisas das quais não gosta e construindo um vida que não quer para você. O lado positivo, é que você tem mais 40, 50 ou mais anos para fazer tudo diferente e construir uma vida que você realmente goste e tenha orgulho de contá-la aos seus netos.

Mas, onde entra o coaching? O coaching e o coach entra na provocação da reflexão sobre a vida atual que você tem, na clarificação da mudança que você deseja e na construção de uma nova vida. Assim, estamos falando de construir uma vida e um legado da vida toda. O legado é o resultado daquilo que vivemos, é o que deixaremos quando não estivermos mais presente na rotina da vida das pessoas. Entretanto, podemos pensar no legado que estamos deixando em qualquer espaço de nossa vida, tanto para a família, filhos e netos, quanto para nossa equipe de trabalho, empresa, amigos e comunidade.

Você já se deu conta de que, se você nunca mais pudesse voltar para sua empresa, o que seus colegas de trabalho, subordinados, equipe, ou seu chefe falariam de você? Será que iriam se referir a você como alguém que irá fazer falta ou como alguém que graças a Deus se foi? Será que sua conduta profissional está transmitindo a imagem que você quer que as pessoas tenham a seu respeito quando você tiver feito sua passagem? Quais práticas suas evidenciam que está construindo um legado realmente congruente com suas aspirações? Depois que não estivermos mais neste plano terrestre, só terá sobrado nossa história e nossos ensinamentos para serem contados através das gerações que nos sucederem.

O coaching chega como uma boa alternativa para quem nunca fez um trabalho de auto conhecimento mais profundo. Você chega no coaching buscando melhorias para sua carreira e você sai construindo uma vida digna de deixar um legado extraordinário.

Você não precisa estar em seu leito de morte para que toda a sua vida passe em sua mente e possa perceber que não viveu como gostaria, você pode fazer essa reflexão ainda com todo o vigor da vida pulsando em você. Você não precisa pensar no legado de uma vida inteira, você pode pensar em construir um legado hoje para os que estão à sua volta. Você não precisa perder saúde, vida, movimentos para começar a usar sua cabeça e seu coração. Você pode mobilizar tudo isso na construção de seu legado hoje.

Talvez você precisa simplesmente de um alinhamento. Acredito realmente que existe uma nobre intenção positiva por traz de cada comportamento seu, embora nem sempre as outras pessoas o percebam. Estou certa de que mesmo seus comportamentos inadequados possuem a intenção de satisfazer alguma necessidade real e legítima sua. Mas, que tal fazê-lo de forma a contemplar o seu bem estar e também daqueles que convivem com você. Acredito que seja importante gerar neles a expectativa positiva de sua presença.

Sim, exatamente hoje, aqui e agora enquanto está liderando sua equipe de trabalho, enquanto está negociando, tomando decisões, enquanto está namorando, brincando com seus filhos, fazendo coisas para você mesmo. Não desperdice nenhum segundo da sua vida que possa lhe fazer falta depois, viva cada um deles de forma congruente, sentindo, pensando e agindo de acordo com a construção do seu legado.

Que tal aproveitar esta oportunidade de ler este texto e começar imediatamente a eliminar da sua vida aquelas coisas que o incomodam e trazem um peso na consciência? Que tal concluir todos aqueles negócios inacabados e aquelas promessas não cumpridas? Que tal pedir perdão e agradecer? Que tal celebrar e compartilhar a sua vida e suas realizações com aqueles que você ama? Que tal ser humano por inteiro?

Para finalizar, o que você pode fazer hoje e que pode mudar totalmente a direção da sua vida? Comece agora. Nós coaches, ajudaremos você a conquistar a melhor vida que você pode ter e obter os melhores resultados, levando você compreender, escolher e praticar uma vida digna e congruente.

Deixe um comentário

Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.