Como você está utilizando as perguntas poderosas na sessão de coaching?

Compreenda como as perguntas poderosas podem fazer da sua sessão de coaching um diálogo profundo, capaz de gerar transformação. Precisamos compreender que existem várias formas de fazer perguntas poderosas e que podemos utilizar na sessão de coaching. Conhecer todas estas formas, vai levar você a ser muito mais assertivo e eficaz na arte de fazer perguntas poderosas. Para facilitar o entendimento, abordaremos abaixo 3 formas mais comumente utilizadas.

1. Perguntas poderosas abertas e fechadas

As perguntas poderosas podem ser abertas ou fechadas. As perguntas abertas, como a palavra já diz, não dão direção de por onde virá a resposta, elas ampliam para obter qualquer tipo de resposta, sem delimitações. São fundamentalmente importantes para deixar o coachee à vontade em dizer qualquer que seja seu desejo, objetivo, sonhos, motivações, emoções, pensamentos, etc. Porém, elas devem ser usadas no começo da conversa de coaching e não ao final, quando você deverá estar fechando o assunto, do contrário, você continuará abrindo, abrindo e não fechando nada.

Apenas tome o cuidado ao utilizar perguntas abertas com coachees que tendem a divagar em suas respostas. Suas perguntas abertas vão estimulá-lo a divagar mais ainda. Neste caso, procure conduzir a um fechamento, formulando e emitindo perguntas mais fechadas.

As perguntas fechadas são aquelas que restringem o número de opções de respostas e ajudam o coachee a sintetizar suas ideias. Um bom exemplo de uma pergunta fechada é, “O que você vai fazer, concretamente, para colocar isso em prática? ”.

Você já se percebeu saindo de uma sessão com a sensação de ter deixado várias questões em aberto?

2. Perguntas que soam como entrevista ou interrogatório

Você muito provavelmente, já participou de uma entrevista de emprego e deve lembrar-se da lista de perguntas, as quais foi submetido. Elas dão a impressão de estarmos sob investigação. O que causa a sensação de estar em um interrogatório é a excessiva quantidade de perguntas emitidas sem o devido link com as respostas do interrogado, ou seja, é praticamente um monólogo e não um diálogo.

Não é esta a proposta das perguntas poderosas do coaching, por isto também tome cuidado com os intermináveis e rígidos roteiros de perguntas. Jamais troque a oportunidade de acolher e trabalhar a emoção do coachee, pela próxima pergunta do seu roteiro.

3. Convite ao diálogo de aprofundamento – Presença

Com preparo teórico, ação prática e presença, você poderá desenvolver perguntas poderosas e sábias para qualquer pessoa que se disponibilize a manter um diálogo com você.

Temos a opção de fazer da conversa de coaching, uma entrevista ou um diálogo de aprofundamento. Não se trata de algo difícil ou somente para pessoas especialmente talentosas. Trata-se de um convite que você pode aceitar ou não. O diálogo de aprofundamento presume algumas condições necessárias, tais como:a concordância do seu coachee em aprofundar suas reflexões, o ambiente seguro e de confiança, e total perspectiva de presença do coach no aqui e agora da sessão de coaching.

O diálogo de aprofundamento, ao contrário da entrevista, é construído a partir das respostas do coachee às perguntas do coach. Não necessariamente precisa de um roteiro prévio. O coach vai construir sua próxima pergunta contemplando as palavras contidas nas respostas do coachee.

O que vem primeiro é uma escuta profunda e atenta do coach para ouvir e sentir as palavras do coachee, conectar-se com ele para captar a essência de sua comunicação e então sentir a próxima pergunta. Nesse contexto, enquanto seu coachee silencia ou responde, você não fica elaborando a próxima pergunta, mas fica conectado ao momento para depois criar a próxima pergunta poderosa sinalizada pelo próprio coachee.

“A atitude fundamental para se conquistar isso é estar 100% presente na sessão se coaching, em total estado de atenção focado, utilizando-se de todas as informações captadas por seus sentidos e colocando-se a serviço do seu coachee.”

Quão presente você considera que está em suas sessões de coaching?

Desejo que este artigo tenha ajudado você a aprimorar sua performance de coach e que você possa fazer da sua próxima sessão, a melhor sessão de coaching da sua vida, elaborando as perguntas poderosas para mobilizar seu coachee à reflexão e à mudança.

Se você deseja saber como usar os vários tipos de perguntas poderosas na sessão de coaching, leia também o artigo sobre

3 ASPECTOS TÉCNICOS E ALTAMENTE RELEVANTES, QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA DOMINAR A ARTE DAS PERGUNTAS PODEROSAS DE COACHING

Estamos juntos nesta jornada para SER e VIVER de Coaching!

Deixe um comentário

Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.