O combinado, não sai caro! Como fazer um bom contrato de Coaching.

Conheça os pontos fundamentais que você não pode deixar de abordar no início de um processo de coaching, no momento do Coaching Education de forma a fechar um bom contrato de coaching. Esta ação pode evitar situações constrangedoras e prejuízo financeiro ou moral para a sua carreira de coach.

Costumo separar essa ação do Contrato de Coaching em dois grandes assuntos, o Contrato de Coaching – Logística e o Contrato de Coaching – Código de Conduta. Vamos explorar cada um deles e ao mesmo tempo deixar claro para você Coach que pode seguir este roteiro para criar o seu próprio Contrato de Coaching.

Te convido a prestar muita atenção e verificar se você não está deixando brechas para problemas futuros na sua relação com seu coachee.

1. Contrato de Coaching – Logística

O contrato de logística deve abordar todos os aspectos práticos do processo de coaching.

Investimento

Ao falar de investimento, precisa ficar claro o valor, a forma de pagamento (à vista ou a prazo, número de parcelas e data de vencimento de cada parcela), e a modalidade de pagamento (depósito, cartão, cheque ou boleto bancário);

Sessões

Número de sessões, duração da sessão, frequência, dia da semana, local e horário de atendimento;

Bônus

Se você conceder bônus na sua negociação, deixe claro quais são eles, quando ele poderá acessar seus bônus e por quanto tempo. Exemplo de bônus: um exemplar físico de um livro, uma aula gravada sobre um assunto que que o coachee tem necessidade de conhecer, áudios para abordar uma necessidade específica do coachee, etc.;

Garantia

A garantia é mais utilizada pelos coaches que estão no início da carreira, ainda não são conhecidos, não têm prova social e o candidato a cliente precisa confiar no seu trabalho sem conhecê-lo. Então, uma boa alternativa para deixar seu coachee seguro é oferecer-lhe garantia. A garantia pode ser devolver todo o valor investido pelo coachee, caso ele não esteja satisfeito, até a metade do processo ou ao final no processo. Não tenha receio de apostar nisso, porque você vai trabalhar e exigir que seu coachee faça o mesmo para garantir a entrega do resultado e não a devolução do dinheiro.

2. Contrato de Coaching – Código de conduta

O código de conduta do coachee e do coach, aborda todas as questões comportamentais de responsabilidades, papéis, limites e expectativas para o processo de coaching. Acompanhe abaixo cada uma delas.

O que esperar do processo de coaching

Resultados que foram contratados, acessar questões não resolvidas do passado e que podem impedir o coachee de conquistar seu resultado, encaminhamento a outros profissionais que possam atender o coachee nas demandas que venham a aparecer e que não sejam devidas ao coaching. O coachee também pode esperar que irá acessar seu coach, sempre que tiver uma demanda urgente importante para tratar;

O que não esperar do processo de coaching

Trabalhar e resolver questões de terceiros, buscar no coaching um objetivo que não esteja no poder do coachee conquistar, trabalhar questões psicológicas próprias da terapia. O coachee precisa saber também que não poderá esperar que seu coach lhe dê conselhos, que faça as coisas por ele e que tome decisões por ele;

Regras de funcionamento

Deixe claro com o coachee o que irá acontecer em caso de atrasos, desmarque, cancelamentos e faltas. Deixe claro que o processo de coaching requer, franqueza, uma comunicação aberta e transparente;
Clarificação

Clarifique o seu papel enquanto coach, do papel do coachee e as respectivas responsabilidades. Mencione e garanta o sigilo aos conteúdos do coachee.

Como vai funcionar o processo

Aqui será importante clarificar sobre a aplicação de ferramentas, que você vai ouvir mais do que falar, que vai fazer perguntas para gerar reflexões, aprendizados, insights e mudanças, que o resultado do processo estará garantido mediante a realização das tarefas desafiadora as quais serão cobradas e acompanhadas pelo coach.

Enfim, esses são alguns dos elementos que não podem faltar em uma sessão de Coaching Education ao falar do contrato de coaching.

Perceba a pertinência do título, “O combinado, não sai caro! Como fazer um bom contrato de Coaching”. Os maiores problemas que já vi acontecer nos processos de coaching, referem-se a situações que não foram previstas antes de começar o processo. Não se deixe levar pela euforia de ser contratado pelo seu primeiro coachee. Seja sério e profissional desde o início. Isso irá construir sua credibilidade e autoridade de coach.

E agora? Você se sente mais preparado para criar seu próprio Contrato de Coaching e começar a ser coach na prática?

Conte comigo para você SER e VIVER de coaching.

Deixe seu comentário abaixo com seu email solicitando o Mapa Mental com o roteiro completo para uma sessão de Coaching Education.

Estamos juntos nesta jornada de coaching!

Deixe um comentário

Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.