DEZ DICAS PARA UMA PODEROSA SESSÃO DE COACHING

Estas dicas foram construídas com base em oito anos de experiências com o Coaching. Elas contemplam a essência do que o coach precisa preservar para conduzir uma sessão com resultados extraordinários. Aproprie-se delas e faça a melhor sessão de coaching da sua vida. Até hoje.

1. Defina claramente o objetivo para a sessão

Pergunte ao coachee e permita que ele decida o que vai trabalhar na sessão. É o coachee quem define o objetivo da sessão. Isso fará com que ele se comprometa e dê o melhor de si para atingi-lo. Aplique um SMART para verificar se a questão trazida pelo coachee é específica, mensurável, alcançável, relevante para o processo e se há tempo para desenvolvê-la em uma única sessão.

2. Defina Evidências

Questione o coachee sobre o que vai ser diferente ao final desta sessão. O que precisa acontecer para ambos terem certeza de que atingiram o objetivo da sessão. Atente para que as evidências de terem atingido o resultado da sessão, sejam concretas, mensuráveis e observáveis. Lembre-se de checá-las ao final da sessão.

3. Crie segurança

O processo de Coaching é uma ocasião para criar nas pessoas a sensação de segurança. Use suas palavras e suas atitudes para transmitir credibilidade e segurança ao coachee. Seja ético com as informações que lhe são reveladas. Cumpra com o contrato que foi acordado. Fique atento e observe os sinais de que ele se sente seguro com você. Ele irá expressar isso claramente com as palavras ou vai revelar a vida dele a você, porque se sente seguro.

4. Transcenda as informações superficiais

Procure fazer perguntas às quais o coachee não tem respostas prontas. Crie perguntas poderosas que causem impacto e reflexão. Faça perguntas que instiguem o coachee a refletir a respeito de crenças, valores, sonhos, receios, medos, frustrações, motivadores, sabotadores, etc.

5. Articule e conecte as informações

Seja a memória do processo guardando e resgatando informações importantes já fornecidas pelo coachee. Faça as conexões entre as falas, os comportamentos, as decisões e o estado desejado. Provoque o coachee a levantar e validar hipóteses sobre seu próprio funcionamento.

6. Provoque e evidencie aprendizados

Faça perguntas para evidenciar o que o coachee aprendeu com a tarefa, com a sessão, com o processo, com as experiências, etc. Desenvolva o hábito de fechar a sessão levantando aprendizados. Instigue o coachee a utilizar o aprendizado na sua vida prática.

7. Escute ativamente com profundo interesse

Permaneça atento a tudo que vem do coachee: as palavras, as histórias, a linguagem corporal, as expressões faciais, os movimentos dos olhos, os suspiros, a ansiedade, os sintomas. Reconheça a mensagem expressa claramente e aquela que não é expressa claramente, mas é transmitida nas entrelinhas da comunicação. Use as próprias palavras do coachee para demonstrar que o está ouvindo na essência.

8. Reconheça, evidencie e valide os resultados

Reconheça e valorize todos os resultados conquistados. Reconheça os pequenos resultados para motivar a atingir os grandes. Fique atento para a forma como o coachee chegou e como ele está saindo da sessão. Isso pode evidenciar resultado.

9. Defina tarefas simples e objetivas

Seja prático e objetivo auxiliando o coachee a criar tarefas simples que cabem no seu dia. Defina tarefas para todos os dias da semana. Privilegie tarefas que dependem única e exclusivamente do coachee para realizá-las. Registre e acompanhe a realização das tarefas. Verifique se as tarefas estão contribuindo para o alcance do estado desejado do processo.

10. Confie

Confie no seu preparo, na sua sabedoria e sensibilidade de coach. Confie na capacidade transformadora do coachee de gerar mudanças e resultados. Confie na metodologia do processo de coaching como um todo, para a construção de resultados superiores. Demonstre sua confiança no coachee delegando a ele as decisões e desafiando-o a transcender o estado atual.

claudia-coach

Deixe um comentário

Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.