MAMÃE, FAZ IGUAL AO MR. BEAN

Hoje eu e meu filho saímos para ir ao parque, que é sua diversão favorita. Estávamos muito alegres e animados e, ao chegarmos nos arredores do parque infantil, percebi que não havia nenhuma vaga no estacionamento e falei, “Putz! Temos problemas, não tem nenhuma vaga para estacionarmos aqui perto!” Pedro imediatamente teve a solução: “Mamãe, faz igual o Mr. Bean!” Uau! Fiquei chocada com o que interpretei desta fala infantil. Para quem não sabe, o personagem da versão em desenho animado do Mr. Bean empurra e bate nos outros carros para privilegiar o seu, sem o menor constrangimento.

Mas, o que isso tem a ver com os conteúdos que escrevo sobre Coaching? Tem a ver e muito. Para começar, um alerta sobre o que meu filho está assistindo nos seus programas de TV e que, presume-se, sejam conteúdos infantis, visto que são canais dedicados as nossas crianças. O segundo ponto, é a gratidão pela oportunidade de esclarecer a ele a situação, dar-lhe parâmetros de certo e errado e o devido respeito a quem chegou primeiro e garantiu seu lugar. E um terceiro ponto a explorar, é a oportunidade de associar esse fato à nossa necessidade de balizarmos nossa vida e nosso trabalho de Coach com valores firmemente estabelecidos, congruentes com princípios morais e éticos da humanidade. Se eu, enquanto Coach, não tiver essa clareza e firmeza nos meus valores, poderei aceitar facilmente essa proposta de empurrar ou bater nos outros para garantir o meu e dane-se o outro. Onde está o seu limite para ceder às tentações ao que é mais fácil, rápido ou que ninguém está vendo?

Da mesma forma que precisamos exercer supervisão do processo de forma a verificar sempre se as demandas do coachee são congruentes com seus valores, também precisamos estar seguros de nossos próprios valores e que dão consistência a relação. Segundo Leonardo Wolk em seu livro, “A Arte de Soprar Brasas”, amor, respeito, integridade, honestidade, compromisso, impecabilidade e cooperação, são exemplos de valores que devem estar presentes nesta relação. Sem isso, você pode estar certo, que seu incômodo por estar com dificuldades em manter uma comunicação direta e franca com seu coachee, pode estar passando por uma falta de integridade entre seu discurso e sua prática de coach.

É claro que aos 3 anos de idade, a inocência do Pedro me mostra o quanto preciso presenciar sua educação para que possa, mais tarde, ser capaz de discernir por si mesmo. No entanto, você Coach já tem idade e maturidade e espera-se que tenha uma prática legítima e congruente com nosso código de ética profissional.

Te convido a ser adulto, profissional sábio e que tenha orgulho de contribuir para consolidação e seriedade da nossa profissão de Coach. Se tiveres dificuldades, acesse o código de ética de sua escola coaching.

Deixe um comentário

Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.