6 fatores que comprovam que o seu processo de coaching pode estar raso

Você já sentiu, ao final de uma sessão, aquela sensação de vazio ou de não ter entregue um bom processo de coaching?

Muitos coaches que me procuram para mentoria, chegam exatamente com essa sensação. É como ficar em débito com o coachee. Afinal, se o coach já passou por um processo de coaching e teve a oportunidade de fazer o seu mergulho em seu autoconhecimento e suas emoções, despertou insights e consolidou transformações em sua vida, isso é o mínimo que ele vai esperar entregar ao seu coachee.

Gosto de usar a metáfora do iceberg para mostrar que um processo de coaching pode se restringir ao que é óbvio, superficial e visível para todos, mas ele também pode ir na profundidade e acessar os conteúdos até então inconscientes para o coachee, e assim provocar transformações.

Entregar um processo de coaching raso, que não tenha gerado a transformação do coachee, é como ter feito uma promessa que não foi cumprida. O efeito disso no coach pode ser aquela sensação de incompetência, de ser uma farsa ou ficar em débito com o coachee. Já para o coachee pode gerar um sentimento de frustração, de expectativas não correspondidas, a não recompra ou indicação de seus serviços de coach.

Mas afinal, você sabe quais são os fatores que revelam que seu processo de coaching está raso?
Também não quero que você fique se cobrando de coisas irrealizáveis. Como no coaching prezamos pela objetividade e clareza, vou ajudar você a avaliar se o seu processo de coaching está raso ou não.

Acompanhe abaixo os 6 fatores que indicam um processo de coaching raso

Fator 01 – Você tem a sensação que as sessões de coaching são cansativas

Quando você e seu coachee não vêem a hora de acabar a sessão e o processo de coaching, muito provavelmente, não esteja acontecendo coisas muito básicas na sessão de coaching como, estado de atenção focada, presença no aqui e agora, rapport, flow, uma escuta genuinamente empática, etc. Obviamente se não correr esses elementos, você ficará perdido e desconectado do seu coachee. Você terá a sensação de que a sessão de coaching é apenas para cumprir tabela.

Fator 02 – Você não verifica a ocorrência de emoções mais fortes

Tanto as sessões como o processo de coaching transcorrem na mesmice. Nenhuma emoção mais expressiva, no decorrer das sessões ou nos intervalos desta como, entusiasmo, alegria, gratidão, perdão e até mesmo as emoções mais doloridas como arrependimento, raiva ou frustração. Se você está levando seu coachee a mergulhos reflexivos em suas próprias questões, então será parte integrante do processo de coaching a ocorrência de emoções. E eu diria mais. Elas precisam ser buscadas porque são elas que vão ajudar seu coachee a memorizar de forma mais rápida e sólida seus novos aprendizados.

Fator 03 – Você fica em um papel como se fosse pai ou mãe do seu coachee

Agir como se você fosse pai ou mãe do seu coachee, é quando você precisa cobrar e acompanhar tudo de perto, senão ele não faz nada. Nesse caso, seu coachee não apresenta a maturidade necessária para assumir responsabilidades pelas suas tarefas, pelo processo de coaching e pela sua vida. Esse fator pode ocorrer mais frequentemente quando você faz um atendimento pró bono ou quando indicado/contratado pela empresa. Nesse caso, o coachee não tem interesse em se desenvolver, está frequentando o coaching somente para contentar alguém.

Fator 04 – Você fica na mera aplicação de ferramentas

Uma das coisas que normalmente vejo o coach fazendo e que eu também já fiz no início da minha carreira como coach, é aplicar uma série de ferramentas que foram recomendadas para o processo, porém, sem que as mesmas tenham conexão entre si, ou que o coachee esteja necessitando delas. Sempre falo para os coaches que primeiro vem a necessidade do coachee, posteriormente, se você tiver uma ferramenta que se encaixa para ajudar a explorar a questão, então você a aplica.

Fator 05 – Ausência de insights

Seu coachee nunca teve um insight, uma revelação, uma grande descoberta sobre seu próprio funcionamento, sobre sua vida, etc., nem no decorrer da sessão, nem depois desta. Insights são aquelas clarificações que decorrem de você ter proporcionado profundas reflexões ao seu coachee. Mais uma vez, se não tem insights, é mais uma evidência de seu processo de coaching está raso.

Fator 06 – Resultados medíocres

Só se justifica que se contrate um coach, quando o resultado desejado para o processo, for arrojado e requer uma forte parceria para ser atingido. Mas, o que você vê acontecer é que o coachee não tem conquistas significativas e tudo o que ele conquista, poderia fazê-lo sem a presença do coach, pois não compensam o valor e o tempo investido no processo de coaching.
Foi para proporcionar um processo de coaching mais profundo e transformador que criei o Método Perguntas Poderosas para um Mergulho Profundo. Foi dessa forma que me libertei da dependência das ferramentas e dos rígidos roteiros meramente técnicos para conduzir o processo de coaching.

O que você escolhe entregar, um processo de coaching raso ou transformador?

Para que você não se sinta mais com a sensação de estar entregando um processo de coaching raso, eu te convido a fazer como dezenas de coaches que contrataram o Programa de Mentoria para coaches CoachMestria e entregue um processo de coaching realmente transformador.

Quero fazer parte do Programa de Mentoria para Coaches CoachMestria

Estamos juntos nesta jornada de Coaching!

Deixe um comentário

Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.