6 passos certeiros que vão garantir a entrega de resultados no coaching (o terceiro é o melhor)

Você já se pegou evitando ser contratado, por receio de não conseguir a entrega de resultados no coaching?

Não sentir-se seguro para garantir que seu coachee vai atingir os resultados que veio buscar, é um problema recorrente de grande parte dos coaches em início de carreira.

Embora você tenha uma coletânea de ferramentas à sua disposição, não necessariamente elas irão garantir a entrega de resultados. Sem resultados e sem vencer a barreira de oferecer o seu processo de coaching, você não conseguirá ser um coach profissional para viver de coaching de verdade.

Fiquei incomodada por ver vários coachees meus, que também são coaches assim como você, passando por esses mesmos problemas quando iniciavam comigo a mentoria. Por isso decidi consolidar aqui estes passos para ajudar a você a vencer essa barreira da insegurança e definitivamente, entregar um processo que gere reais resultados para o seu coachee.
Fique comigo até o final deste conteúdo e você vai concluí-lo muito mais seguro, autoconfiante e qualificado para garantir a entrega de resultados no coaching.

6 passos para garantir a entrega de resultados no coaching

Passo 1 – Use SMART

A palavra SMART é uma sigla das iniciais de cinco palavras do inglês:
Specific: específico
Mensurable: mensurável
Attainable: atingível
Relevant: relevante
Time: tempo
Não é à toa que usamos o SMART. É porque dessa forma, estamos nos precavendo de possíveis interpretações duvidosas quanto aos objetivos no processo de coaching. Usar o SMART no coaching é imprescindìvel. Você pode deixar de lado inúmeras outras premissas, mas, se não aplicar os SMART, poderá comprometer o que é mais fundamental do coaching, o RESULTADO.

Você pode aprender mais sobre como usar o SMART neste vídeo que fiz.
Como usar o SMART para garantir resultados no seu processo de coaching

 

Passo 2 – Defina evidências e foque em atingi-las

Depois de submeter o objetivo ao SMART, você dá continuidade à especificidade definindo, pelo menos, 3 evidências de que o objetivo foi atingido. Evidências, são aquelas coisas concretas que, inevitavelmente precisam acontecer na vida do coachee para comprovar que o objetivo foi atingido. Estabelecer evidências ajuda você a manter-se focado nelas no decorrer do processo.

Se o objetivo é mudar de carreira, então uma boa evidência é quando o coachee estiver efetivamente trabalhando em outra área. Se o objetivo é melhorar a qualidade de vida, algumas evidências disso podem ser, eliminar o uso de remédios controlados, fazer atividade física 3 vezes na semana, dormir 8 horas por noite, ter um dia na semana para o lazer e relacionamentos sociais, etc. Ou seja, quando tudo isso acontecer na prática, você e seu coachee terão certeza absoluta de que ele conquistou a qualidade de vida.

Passo 3 – Gerencie a autossabotagem do seu coachee

Você sabia que a autossabotagem pode acontecer até mesmo com aquele coachee que deseja ardentemente conquistar seus objetivos e demonstra trabalhar para isso?

Você ouve seu coachee falando das suas ações e do seu esforço, mas, ao mesmo tempo, ele tem atitudes e comportamentos que parecem andar na contramão do seu desejo.

Eu escrevi mais sobre os prejuízos da autossabotagem num processo de coaching neste artigo aqui.

Passo 4 – Conquiste e evidencie aprendizados

Toda sessão de coaching deve resultar em aprendizados ou melhor ainda, insights. Mas, nem sempre esses aprendizados são percebidos com clareza. Então, é sua responsabilidade de coach, levar seu coachee a levantar os aprendizados, valorizá-los e conectá-los com as tarefas para a próxima semana.

Você pode levantar o que seu coachee aprendeu ao fazer a tarefa, na sessão de coaching, no processo de coaching, nos acontecimentos da sua vida, enfim, em tudo que possa ajudá-lo a se aproximar do seu objetivo. Uma boa pergunta para levantar aprendizados é “O que você aprendeu na sessão de hoje?”, em seguida, você conecta este aprendizado com a tarefa, “O que você se compromete a fazer para levar este aprendizado para sua vida prática?”.

Passo 5 – Estabeleça tarefas realizáveis e relevantes

Toda sessão de coaching precisa finalizar com o fechamento do compromisso com novas tarefas. As tarefas são os aceleradores do processo, são elas que vão garantir que o coachee vai atingir seu objetivo.

Elas devem ser desafiadoras, porém, realizáveis. Elas não podem ser tão grandiosas a ponto de paralisar seu coachee. Além disso, as tarefas também precisam ser relevantes, o que significa que elas realmente vão aproximar o coachee do seu objetivo. As tarefas precisam sempre estar conectadas com o processo como um todos. Para ser assertivo, sempre passe as tarefas pelo crivo do realizável e do relevante.

Passo 6 – Tenha um olhar avaliativo sobre o processo

Um bom coach estará sempre avaliando o processo como um todo e tomando providências para não ser pego de surpresa. Você precisa estar ciente de quanto vocês já caminharam no processo, em qual etapa estão, quanto do resultado já foi atingido, quanto tempo ainda resta do processo e o que ainda falta ser atingido.

Esta é sua responsabilidade. Não é o coachee que deve ficar checando estas informações, mas você coach. Não permita chegar na última sessão para se dar conta que ainda está no meio da jornada. Uma dica de uma boa ferramenta para isso é a Rota de Ação. Nela você facilmente identifica a etapa em que estão no processo, o que ainda falta e o prazo restante.

Com estes 6 valiosos passos, você nunca mais terá receio em ser contratado por um coachee. Coloque-os em prática hoje mesmo.

E para você dominar ainda mais a habilidade de entregar resultados fora do comum no coaching, entre em contato para conhecer o Programa de Mentoria para Coaches, CoachMestria.

Quero fazer parte do Programa CoachMestria

Estamos juntos nesta jornada de coaching!

Deixe um comentário

Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.