VOCÊ PRECISA DESESPERADAMENTE DE UM “PASSO A PASSO” PARA O COACHING?

Um “passo a passo” para coaching, nada mais é do que um roteiro estruturado, que visa algum objetivo e que deve ser seguido para garantir tal propósito. Não sou adepta dos rígidos roteiros ou “passo a passo” que recebemos na formação para conduzir uma sessão ou um processo de coaching. Entretanto, eles já salvaram algumas das minhas sessões e podem ser o propulsor da sua ação. Hoje, depois de mais de 2000 horas de atendimentos de coaching e mentoria, posso me dizer independente deles, na maioria das ocasiões.

Tem “passo a passo” para tudo 

“Passo a passo” para levantar estado atual, para levantar estado desejado, para descobrir sonhos, crenças, valores, missão de vida, visão, biografia, “passo a passo”  para 10 sessões de coaching, etc., etc. Se faltar algum, nós o criamos.

Sou uma pessoa que adora a fluidez na sessão e no processo de coaching. Quando abordo algo novo e que não tenho domínio, sinto que atuo mecanicamente. Meio que, sem poder aproveitar muito da emoção que o coachee apresenta no momento, pois a cada nova resposta, preciso checar a próxima pergunta sugerida no “passo a passo”. No caso de um “passo a passo” para o processo de coaching como um todo, a perda é do contexto do coachee, como ele está chegando naquela sessão, sem  aproveitar isso como tema da sessão e alavancagem do processo. Entretanto, pior do que ficar na dependência de um “passo a passo”, é ficar inerte dando vez à insegurança interna e às vozes “Não estou pronto.”,  “O que eu vou fazer na segunda sessão?”, “Como vou garantir um resultado?”, “Vou fazer feio”, “Tenho uma imagem a zelar e não posso me arriscar”, e inúmeras outras fantasias que justificam o não começar a atender seus coachees.

Os benefícios

1) O principal benefício que vejo no uso dos roteiros de “passo a passo”, é de proporcionar ao coach a sensação de segurança para atender. Se você é o tipo de pessoa que gosta de manter tudo sob controle, de muita organização, se vê como sistemático e processual, então você precisa de um “passo a passo”;

2) Outro benefício, embora menos garantido, é a maior possibilidade de permanecer dentro dos parâmetros da metodologia e de entrega do resultado contratado;

3) Terceiro benefício é a possibilidade que o coach tem de manter-se no foco e não ficar experimentando inúmeras outras opções, perdendo seu tempo com pesquisas e mais pesquisas sem ação;

4) O quarto e talvez o mais importante é levar o coach a ação efetiva, ou seja, atender com coaching porque agora se sente mais seguro e autoconfiante na entrega do resultado, porque tem um “passo a passo” à sua disposição.

A descoberta

Mesmo que intuitivamente, sabemos o que é melhor para nós e para nosso coachee. Quantas vezes acontece de haver algum incômodo e não temos clareza para compreender, o que exatamente está acontecendo e porque, mas ainda assim, sentimos esse incômodo. Esse é o processo que acontece comigo e quando essa voz me fala, eu preciso parar e dar ouvidos à ela para compreender seu significado e poder mudar o rumo das minhas ações. É frequente que isso aconteça quando estou usando tais roteiros de “passo a passo”, o incômodo é tão grande que soa até a rebeldia e negar que preciso dele. Sabe aquela coisa de querer criar a roda novamente?

Bem, a grande descoberta foi que preciso somente de duas ocasiões para praticar um “passo a passo” quando não conheço a situação. Essas duas ocasiões são o suficiente para assimilar a essência do “passo a passo”, me sentir segura para transcendê-lo e recuperar minha fluidez no atendimento de coaching.

A permissão

Permanecer na rebeldia, me negando a seguir alguma fórmula já testada e validada, soa como uma grande perda de tempo. Tudo o que vier é bem vindo, mesmo que seja um “passo a passo”. Vou humildemente praticá-lo, aprimorá-lo e elevar a minha performance no coaching. Então, não se culpe ou se sinta um estagiário, se você precisar se apoiar em um “passo a passo” para suas primeiras sessões de coaching, é legítimo e sábio aproveitá-lo. Mas, lembre-se de dominá-lo e transcendê-lo.

A dica

Para você poder fazer sua estreia no coaching com segurança, use um roteiro que lhe deixe confortável. Nada de seguir 30 perguntas e escrever 100 linhas de respostas do coachee.

Para ajudar você a entrar em ação em segurança, vou disponibilizar um “passo a passo” criado por mim e validado por mais de 1000 coaches que formei e que usaram esse “passo a passo” com muita assertividade e sucesso. Para acessá-lo deixe seu comentário abaixo, cadastre seu melhor email, que lhe enviarei um exclusivo e gratuíto “Passo a Passo” para uma sessão e para um processo de coaching, para você começar a usar imediatamente. Sabe qual é o próximo passo?

A transcendência

Só se conquista a maestria ao praticar, praticar, praticar, errar, aprender, corrigir e praticar novamente. Simples assim. O maior causador da sua insegurança pode estar no seu medo de arriscar não ter o controle e não na falta da prática de coaching. Para ajudar a impulsionar a sua autoconfiança, conheça o case da coach Roberta, que está aqui no blog.

Hoje o método que utilizo para minhas sessões de coaching, é um método criado por mim e validado por todos os coachees que tiveram a oportunidade de viver um processo de coaching comigo. Quer saber mais sobre este método? Chama-se Perguntas Poderosas para um Mergulho Profundo no Coaching. Ele é a garantia do resultado de uma sessão de coaching, livre da rigidez dos roteiros de “passo a passo” e essencialmente incluindo o estado (emocional, físico e intelectual), com que o coachee está chegando para a sessão. Conheça mais sobre o método no vídeo abaixo. Além disso, você também pode acessar o artigo 10 Dicas para uma poderosa sessão de coaching.

Quer saber mais sobre a arte de fazer coaching?

Convido você a navegar e aportar neste blog para ter acesso ao conteúdo de uma especialista com mais de 8 anos de prática no coaching e mentoria de coaches. Não se trata de uma moda, nem de um entusiasmo passageiro, mas de uma prática sólida, ética, comprometida e reconhecida para orientar você com segurança.

 

E agora? Vamos começar?

 

Estou com você.

Deixe um comentário

Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.