Por que é tão importante fazer perguntas poderosas ao Coachee?

O coach é o profissional que faz as perguntas e não quem dá as respostas. Portanto, desenvolver a arte de fazer perguntas poderosas de coaching é realmente um grande diferencial. Quando comecei minha trajetória no coaching, em 2008, eu fazia uma série de 12 perguntas relativas à Roda da Vida na primeira sessão, e acreditava que estava fazendo super perguntas poderosas. Hoje sei o quanto essa proposta pode ir muito mais fundo nas reflexões do coachee, do que a mera repetição de uma sequência de perguntas pré estabelecidas.

O QUE são Perguntas Poderosas?

Perguntas poderosas de coaching são aquelas perguntas que causam um grande impacto nas reflexões do coachee. São perguntas para as quais ele não tem uma reposta na ponta da língua. São perguntas que geram um longo silêncio de reflexão, um desconforto físico, um choro, uma certa agitação, enfim, alguma reação que sai do padrão normal do coachee.

PARA QUE as Perguntas Poderosas são importantes?

Insistimos muito nas perguntas poderosas porque a proposta do processo de coaching é que os resultados gerados a partir dele, sejam, arrojados e sustentáveis ao longo do tempo. Para conseguirmos isso, não podemos dizer ao coachee o que ele deve fazer, mas sim, proporcionar condições para ele buscar, pensar e sentir suas decisões sob todos os aspectos que forem pertinentes. Possibilitando com frequência a clareza de crenças limitantes e inconscientes, que mantém comportamentos e atitudes.

PARA QUEM as Perguntas Poderosas são importantes?

Não se trata de o coach encontrar suas melhores palavras e construir uma pergunta super elaborada e que cause silêncio no coachee. O silêncio deve ser de reflexão e não, pela falta de entendimento da pergunta. O que é mais importante saber aqui é que a pergunta deve ser sentida como poderosa pelo coachee e não pelo coach. Uma pergunta só é poderosa quando é poderosa para o coachee. A dica é usar palavras simples, similares ao vocabulário do coachee e melhor ainda, se forem palavras que ele acabou de mencionar.

Você permite ao seu coachee o tempo e o silêncio necessário, para ele apropriar-se da pergunta?

Uso de listas de perguntas

Talvez você esteja se perguntando o que ela está querendo dizer com listas? Chamo de listas aquela série de 40, 50 ou 100 perguntas “poderosas” que você deve ter recebido ou confeccionado entre as melhores encontradas, para ter à mão quando precisar. Na minha percepção estas listas são de extremo valor para que você desenvolva sua habilidade de fazer perguntas poderosas, não necessariamente para você ler para seu coachee, tal qual elas foram escritas. Algumas vezes coincidentemente, elas podem ser muito pertinentes ao contexto do coachee. Por exemplo, você tem em sua lista uma pergunta poderosa relacionada a gestão do tempo, e você está trabalhando exatamente este assunto com seu coachee, então, sinta-se à vontade para utilizá-la neste contexto.

Espero que estas orientações sejam úteis para você conseguir estabelecer seus critérios, e dar a devida importância para o uso das perguntas poderosas no contexto das suas sessões de coaching.

Que você esteja mais preparado para fazer a melhor sessão de coaching da sua vida. Até hoje.

Deixe um comentário

Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.