Líder, pare de perder tempo tentando agradar todo mundo

Líder, você é uma daquelas pessoas que com muita frequência, se vê ajudando todo mundo e deixando suas coisas para depois?

Mesmo sabendo que você está super atarefado, as pessoas sempre lhe pedem um favorzinho e você não consegue dizer não?

Você é uma daquelas pessoas que se orgulha de não ter portas fechadas no seu escritório e de estar sempre disponível para todo mundo?

Então se você se identifica com pelo menos uma destas alternativas, neste artigo você vai descobrir porque você chega ao final do dia e se sente cansado, e ao mesmo tempo com a sensação de que não fez nada. Ou, os anos vão passando e você vai ficando desesperado por estar envelhecendo e achando que não aproveitou sua vida com coisas que realmente valem a pena.
Acompanhe meu raciocínio até o final deste artigo que você vai descobrir porque isso acontece.
Muitas e muitas vezes vejo os líderes perdidos dentro da sua função de liderar porque aprenderam que um líder deve estar sempre disponível para sua equipe, que deve dominar todo o trabalho técnico, que deve compartilhar todas as decisões, deve ser ágil, dar exemplo, etc., etc.
Acreditar que agir dessa forma é garantir seu sucesso enquanto líder, pode estar custando a sua saúde, sua qualidade de vida e sua realização profissional. Enquanto você acredita nisso, é muito natural que suas atitudes e comportamentos sejam condizentes com essa sua verdade.

Vou te propor uma reflexão sobre alguns sinais que você pode observar no seu dia a dia, e que revelam que você está perdendo seu tempo tentando agradar a todos e comprometendo seu resultado.

7 sinais de que você está perdendo seu tempo e tem dificuldades em dizer NÃO

Saber dizer um NÃO firme, pode ser uma grande dificuldade de quem tenta agradar todo mundo, na ilusão de que assim será reconhecido e terá um lugar de destaque. As coisas no âmbito profissional não são bem assim e está na hora de você superar esta ideia romântica. Uma coisa é o trabalho ganha ganha em equipe, outra coisa é submeter-se a um ciclo vicioso de dependência.

Vamos ao sinais e avalie se você se reconhece em alguns deles:

  1. Você sempre está disponível para ajudar, mesmo que esteja sem tempo;
  2. Às vezes você tem a sensação de que as pessoas abusam um pouco da sua boa vontade em ajudar;
  3. Com muita frequência você fica depois do horário para dar conta das suas próprias coisas ou leva trabalho pra casa;
  4. Mesmo ajudando a todos que lhe solicitam, ainda assim você fica com a sensação de que não fez o suficiente e a pessoa não saiu satisfeita;
  5. Mesmo quando você está fazendo um trabalho que exige muita concentração, ainda assim as pessoas lhe interrompem e você se perde quando vai retomar o seu trabalho;
  6. Você não se sente à vontade para fechar a porta e garantir que não será interrompido;
  7. Você acredita que seu trabalho ou suas necessidades não são tão importantes e sempre podem ficar para depois.

Vou deixar para você algumas perguntas poderosas para ajudar suas “fichas caírem”.

Perguntas Poderosas sobre seu hábito de perder tempo

Uma das coisas mais maravilhosas que vejo acontecer no processo de coaching, é a tomada de consciência por parte do cliente/coachee, do ciclo vicioso que ele mesmo estabelece em sua vida e enfim, decide rompe-lo. Inúmeras vezes, eles percebem que estão enganados com relação às suas prioridades e a forma de obter produtividade, resultado e reconhecimento.

Convido você a refletir sobre as perguntas abaixo, sem pena de si mesmo.

  • Pelo que você está sendo cobrado no seu trabalho?
  • Até que ponto as pessoas que lhe pedem tantos favores, realmente precisam de ajuda em um assunto que é da sua expertise, ou estão apenas se aproveitando da sua disponibilidade?
  • Até quando você vai continuar comprometendo seu tempo da vida pessoal por não conseguir DIZER NÃO com firmeza, segurança e ainda assim ficar de bem consigo mesmo?
  • Você realmente acredita que as pessoas não são capazes de realizar suas próprias tarefas e sempre ficarão na dependência de sua ajuda?
  • O que está impedindo você de criar autonomia na sua equipe?
  • Quais ganhos você tem em manter a dependência da sua equipe sobre você?
  • E se você começar a dizer NÃO agora, o que de pior pode acontecer?

Se você sentiu algum tipo de incômodo com estas perguntas, parabéns você está tomando consciência do problema e está se abrindo para resolvê-lo.

Há pouco tempo atendi um líder que passava por sérias dificuldades comportamentais reprovadas pela sua chefia e pelo RH. Devido a sua dificuldade de estabelecer e manter o foco nas suas prioridades, acabava por se envolver em muitos trabalhos que não eram do seu departamento, além de se colocar completamente disponível em tempo integral para sua equipe. O efeito disso eram suas explosões causadas pelo stress e pela pressão por resultados que recebia no dia a dia. No decorrer do processo de coaching, este líder tomou consciência do ciclo vicioso que havia criado na sua rotina de trabalho, aprendeu a fazer uma melhor gestão das suas prioridades, passou a garantir melhores resultados para a empresa, mais autonomia para a equipe e mais qualidade nos relacionamentos.

Abaixo vou te dar algumas dicas práticas de como otimizar seu tempo e colocar foco nas coisas mais importantes que você tem por responsabilidade de realizar. Estas dicas, foram pensadas à partir das situações mais frequentes que trabalho nos processos de coaching com líderes, como no caso acima citado.

7 Dicas para que o líder pare de perder tempo

  1. Dedique tempo para ouvir, treinar e qualificar as pessoas da sua equipe para que possam ter autonomia sobre decisões de pouco risco. Assim, eles vão parar de solicitar sua ajuda para coisas de baixa complexidade e que poderão dar resolução. No começo você vai investir mais tempo neles para depois ter mais tempo para você;
  2. Reserve um tempo diário para aqueles projetos de média ou alta complexidade e que exigem concentração. Para isso, escolha o período do dia que você está mais produtivo, centrado ou que há menos demandas por sua presença em outras atividades;
  3. Desenvolva e dê autonomia a uma pessoa de seja um substituto seu, em caso de você não poder atender de imediato alguma urgência;
  4. Ensine à equipe que em determinado horário, você vai estar em um trabalho que precisa de muita concentração e que tudo o que tiverem para falar com você, o façam antes ou depois deste horário;
  5. Estabeleça sua lista de prioridades e foque nelas todos os dias. As prioridades são aquelas coisas pelas quais você será cobrado e que delas dependem seu resultado, sua saúde e sua qualidade de vida;
  6. Crie em você um novo lema: “Minhas prioridades/necessidades são legítimas e merecem dedicação e tempo de qualidade!”;
  7. Busque uma assessoria, coaching ou mentoria para ajudá-lo nas questões de gestão do tempo ou na elevação da sua autoestima, para poder otimizar o uso do seu tempo e aprender a dizer não com segurança e firmeza.

Benefícios da implantação das dicas na sua rotina diária

  • Você começará a eliminar a sensação de cansaço e de não estar sendo produtivo;
  • Você terá de bônus, o benefício de elevar sua autoridade com sua equipe;
  • Certamente, ao colocar seu foco nas suas prioridades, seus resultados serão mais arrojados, sem contudo, comprometer sua qualidade de vida;
  • Sua equipe terá crescido em capacidade técnica, autonomia e agilidade;
  • Você terá mais qualidade no seu relacionamento familiar e social na medida em que terá mais tempo de qualidade para cada um deles, já que não terá mais que trabalhar por horas excessivas;
  • Você se sentirá mais orgulho de si mesmo, melhorará sua autoestima e terá melhores perspectivas na sua carreira.

Será que vale a pena investir na organização da sua rotina diária e na mudança de pensamentos, sentimentos e comportamentos para conquistar uma carreira e uma vida com mais resultado e mais prazer?
Eu acredito que sim. Por isso vou lhe dar uma dica extra.

Para ajudar você a trabalhar melhor sua gestão do tempo ou das suas prioridades, convido você a assistir ao vídeo no link abaixo e começar agora a praticar uma gestão do tempo com sabedoria.

Mas, se você não se sente seguro o bastante para implementar sozinho estas mudanças, aproveite e preencha sua aplicação no link abaixo, assim você poderá obter uma ajuda profissional e efetiva para suas mudanças.

Quero ser coachee.

Estamos juntos nesta jornada!

Deixe um comentário

Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.