10 Perguntas Poderosas para ajudar você a conquistar objetivos

Conquistar objetivos é algo altamente desafiador no atual mundo de corre corre que se vive. Muitas vezes ligamos no modo automático e vamos lavando a vida. Você não se dá conta que o tempo está passando e nada daquilo que havia sonhado na infância ou na juventude, se realizou. Quando um dia, uma perda inesperada acontece e você leva uma rasteira da vida, só então percebe que seu tempo está se esgotando, sem que você o tenha aproveitado para conquistar seus objetivos viver seus sonhos.
Todo esse drama acontece porque grande parte das pessoas não conseguem administrar seu tempo de maneira produtiva e focada para realizar as coisas que são verdadeiramente importantes na sua vida, seus sonhos. As coisas importantes são aquelas que precisam ser priorizadas e contempladas no tempo de qualidade.

Vou ajudar você a fazer uma profunda reflexão sobre o que é a coisa mais importante na sua vida e ajudá-lo a realizá-la por meio destas 10 perguntas poderosas.

10 Perguntas Poderosas para conquistar objetivos

1. Qual é a única coisa mais importante que você deseja realizar?

Não são todas as coisas que são importantes na vida, são apenas algumas que vão fazer toda a diferença no seu bem estar, satisfação pessoal e profissional e felicidade. Seu desafio está em selecionar esta coisa altamente importante e priorizá-la em sua rotina diária. Ao refletir para encontrar a sua resposta procure transcender as informações superficiais que você tem. Vá mais fundo e encontre aquela coisa que alavanca todas as demais. Ou seja, aquela que, quando realizada, vai alavancar todos os demais aspectos da sua vida.

2. Quando você quer ter isso realizado?

Nosso organismo humano é organizado em ciclos de tempo, dia e noite, inverno e verão, etc. Normalmente as pessoas estabelecem marcos de tempo para chegar a determinados objetivos. Logo, aqui este marco também é altamente importante. Então, seja claro e específico e determine um prazo em que esta única coisa tem toda condição de se realizar.

3. Por que realizar isso é tão importante para você?

Você não vai dar o seu melhor para realizar algo pura e simplesmente porque você tem um método, ou porque alguém quer. Você vai realizar porque há algo a mais nisso. Há um firme e importante propósito ao realizar isto. Então, porque realizar isto é tão importante para você neste momento da sua vida?

4. Quando você tiver realizado isso, o que isso vai te proporcionar?

Imagine que você chegou lá e atingiu aquela única coisa que hoje é tão importante. Como você vai se sentir? Quais outros ganhos você vai ter? O que mais, a realização desta coisa mais importante, vai te proporcionar? Ao responder esta pergunta, você estará revelando seus valores, aqueles que também são profundamente importantes para você.

5. Quais estratégias você tem para realizar isso?

Estratégias são aquelas ações macro que vão dar a direção de por onde você deve seguir. São as grandes etapas que você deve superar para prosseguir na sua busca.

6. Quais táticas você tem para realizar isso?

As táticas são aquelas ações menores estabelecidas de forma alinhada com as estratégias, que devem acontecer todos os dias na sua vida.

7. Quais ações diária relevantes você precisa tomar para realizar isso?

Ou seja, todos os dias você vai fazer uma pequena parte das suas táticas, para conquistar a sua coisa mais importante. Considere também que estas ações precisam ser relevantes e realmente aproximarem você da sua coisa mais importante.

8. Qual seu comportamento sabotador recorrente que pode impedir você de realizar isso?

Um comportamento sabotador são aquelas coisas que você sempre faz, “sem querer”, sem optar por eles conscientemente, e que atrapalham na busca do seu objetivo. Mesmo que conscientemente você diz querer o contrário. Identificar seus comportamentos sabotadores é de grande importância para poder lidar de forma diferente com eles quando acontecerem. Eles não podem ter o efeito sabotador no seu objetivo.
Um bom exemplo disso é quando você tem o objetivo de reduzir peso e continua comendo alimentos calóricos, dormindo em vez de acordar mais cedo para fazer atividade física e abandonando sua dieta porque não gostou da nutricionista.

9. O que você pode fazer agora para evitar essa autossabotagem?

Tome ações preventivas para evitar a autossabotagem. Exemplo, compartilhe com alguém seu objetivo, coloque lembretes para você se resgatar todas as vezes que perceber que vai se autossabotar. Assim, você conseguirá controlar seus comportamentos e hábitos nocivos a realização dos seus sonhos.

10. Quando você vai começar?

Se você chegou até aqui é porque você está realmente interessado em realizar coisas importantes na sua vida. Então, comece agora, não dê mais desculpas, permita-se fazer um pouco a mais e realmente transcender a atual frustração por autoconfiança, autoestima e autorrealização. Mas, se você não pode começar agora, então comece amanhã, sem mais desculpas infantis.
Este conteúdo foi inspirado no livro a Única Coisa de Gary Keller e Jay Papasan, e você pode ver o resumo do livro no link do blog  Livro Lido.
Eu espero ter contribuído com você coach ao compartilhar estas 10 perguntas poderosas para ajudar seus coachees a realizarem a coisa mais importante de suas vidas. E se você não é coach, que você também possa usufruir deste roteiro para conquistar seus próprios objetivos.
Mas, se você se percebe andando em círculos, fazendo tentativas frustradas e não conseguindo manter-se focado nos seus objetivos, talvez você possa se beneficiar muito com a ajuda de um coach. Entre em contato pelo email contato@claudianegreiros.com.br ou deixe seu comentário abaixo.

Estamos juntos nesta jornada!

Referência Bibliográfica

KELLER, Gary & Papasan, Jay. A Única Coisa: O foco pode trazer resultados extraordinários para sua vida. São Paulo: Novo Século Editora Ltda, 2014

Deixe um comentário

Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.