Feedback construtivo, descubra 7 dicas para fazer sem medo

Você é uma daquelas pessoas que foi jogado na liderança e estão lhe cobrando que faça feedback para sua equipe, mas você está evitando porque não sabe como fazê-lo?
Quando você pensa em feedback você é acometido por sentimentos de tensão, ansiedade, medo, ameaça ou dúvida?
Você deseja que alguém faça o feedback no seu lugar?
Você deseja um melhor desempenho da equipe mas está com medo de fazer feedback e deixá-los magoados e resistentes à sua liderança?
Estas e muitas outras dúvidas e sentimentos podem estar acontecendo com você por conta do tal feedback. Você sabe por que tudo isso acontece?
Porque você pode ter vivido experiências traumáticas relacionadas a feedback na sua vida passada. Alguém em vez de lhe dar um feedback construtivo, lhe deu uma crítica severa relacionada à pessoa que você é e não relacionada ao comportamento que você teve. Daí você ficou querendo se vingar dela. Porque nossa sociedade não tem a cultura do feedback como algo necessário à evolução humana. Porque você tem pouco autoconhecimento e não consegue tem a menor noção do que pode estar fazendo de inadequado no seu trabalho, e os momentos de feedback podem vir carregados de surpresas negativas e resistência. Porque para você o feedback pode soar como ameaça e você acaba ficando na defensiva, como se o feedback estivesse a serviço de sua destruição.
Você consegue perceber quantas variáveis negativas podem influenciar em um feedback e torná-lo desastroso?
Mas acredito eu, que a causa principal deste desastre relacionado ao feedback, é a falta de conhecimento.

As consequências da falta de feedback

1. A palavra feedback já indica que trata-se de um retorno de uma informação de forma a reforçar ou modificar um comportamento. Obviamente, se uma pessoa está com um comportamento inadequado, que a distância dos seus objetivos ou dos objetivos da empresa, ela precisa de feedbacks assertivos e construtivos, do contrário, ela continuará no mesmo comportamento. Ou seja, seu colaborador continuará fazendo as mesmas coisas achando que está abafando;
2. A responsabilidade pelo que dá errado acaba sendo sempre de terceiros e nunca daqueles que deveriam ser os verdadeiros responsáveis;
3. Você nunca saberá se a equipe está com você ou não, porque não consegue ter conversas francas com seus liderados;
4. Você enquanto líder, perde a oportunidade de desenvolver esta habilidade e permanece em um nível médio de desempenho;
5. Você enquanto líder, perde a oportunidade de desenvolver os membros da equipe para poder delegar a eles tarefas que ainda estão em suas mãos e não deveriam.

Em uma ocasião, no início da minha carreira, fui demitida de uma empresa e a única palavra de feedback ou de justificativa para a demissão que recebi, foi “falta”. Com certeza que não se tratava de faltas ao trabalho, porque eu nunca faltava, mas esta foi a única palavra recebida, sem nenhuma outra para explicá-la. Então, depois da minha fase de revolta e de buscar justificativas para a minha demissão, conclui que o que faltava era resultado efetivo e rápido de minha parte. No meu caso esse feedback conciso, me moveu para buscar de forma muito determinada, aquilo que julguei que faltava. Foi assim que acabei me formando em coaching e fazendo do coaching minha profissão, visto seu apelo ao resultado rápido e consistente. Mas, nem sempre essas palavras mal ditas, encontram terreno fértil para serem ressignificadas a ponto de promover a transformação.

As consequências de feedbacks mal conduzidos

As consequências de feedbacks mal conduzidos são inúmeras, mas vou citar apenas 5 das que considero as mais importantes, no intuito de conscientizar você de que precisa fazer isso melhor.
1. Você sai de relacionamentos indiferentes para relacionamentos conflituosos com a equipe de um momento para outro;
2. Se você disser para uma pessoa que ela é mal educada, ou grosseira, você estará atingindo esta pessoas no nível da identidade e poderá comprometer sua auto estima ao ponto de iniciar uma depressão. A pessoa apenas apresenta comportamentos inadequados para os objetivos que se tem na equipe ou na empresa, ela não é isso ou aquilo;
3. Se você fez uma rodada de feedbacks mal conduzidos uma vez, na próxima ocasião, as pessoas já ficarão tensas de antemão pela expectativa de repreensão e críticas que irão receber pela aproximação do evento de feedback;
4. Um feedback mal conduzido pode gerar conflitos graves na equipe, caso você use de informações do “diz que me disse”, alguém falou para você de alguém e você usa isso no feedback sem verificar os fatos realmente ocorridos, julgando e condenando pessoas inocentes;
5. Você enquanto líder perde moral, autoridade, respeito, confiança e credibilidade da equipe porque não soube fazer adequadamente um feedback.

Você está percebendo a gravidade de feedbacks mal feitos?
Mas, não se desespere, isso tem jeito. Se você tiver noções mínimas de como conduzir assertivamente o processo de feedback, você vai garantir a continuação do processo evolutivo da equipe, o bom relacionamento intra equipe e a sua credibilidade enquanto líder.
Acompanhe minhas dicas abaixo para poder dar feedbacks construtivos.

7 dicas para fazer feedback construtivo

1. Clima leve evitando a tensão: você sabe que quando as pessoas estão tensas e com medo, elas têm a tendência de se defender e obviamente não conseguirão ouvir tudo o que você está falando. Use aquilo que normalmente usamos em início de treinamento, o quebra gelo, para descontrair um pouco o ambiente e aliviar a tensão;
2. Intenção positiva: faça com que a pessoa tenha certeza de que isso que você está fazendo é para ajudá-la a melhorar, e que é nisso que se baseia a sua intenção;
3. Convite a assumir compromissos: evite impor ações de melhoria e a fazer ameaças. Em vez disso, convide a pessoa a assumir compromissos para mudar e melhorar seus comportamentos inadequados para os resultados que se deseja. Neste artigo do Blog, você vai encontrar uma relação de 7 Perguntas Poderosas de Coaching para criar Tarefas Desafiadora, e que você pode perfeitamente utilizá-las também nas conversas de feedback, para ajudar seu liderado a criar boas tarefas para acelerar seu processo de crescimento;
4. Ouvir com atenção e interesse: enquanto você dá o feedback, pode ter certeza que na cabeça de seu liderado, está se passando milhões de pensamentos e justificativas. Será uma boa oportunidade para ouvir o que ele tem a dizer, mas evitando justificativas;
5. Fazer perguntas: suas perguntas devem estimular que seu liderado fale de seus sentimentos com relação aos fatos ocorridos e com relação a este momento de feedback. Sentimentos são sempre legítimos, não tem certo ou errado. Eles precisam ser compartilhados e valorizados para que se possa lidar melhor com eles;
6. Oferecer ajuda: é muito comum que o liderado, possa se sentir amedrontado com seu feedback e com o tamanho do desafio que ele tem pela frente na busca de suas melhorias. Neste caso, nada melhor do que poder contar com a ajuda especial do seu líder. Esta ajuda pode vir no formato da afirmação do quanto você confia na capacidade dele melhorar, na construção de um plano de desenvolvimento individual, no encaminhamentos a profissionais de áreas específicas que possam ajudar, ou um acompanhamento mais frequente, de forma a ajudar seu liderado a manter-se focado no seu plano de melhorias;
7. Reforçar o positivo: uma sessão de feedback bem estruturada e focada em ser construtiva, jamais pode deixar de conter a valorização dos aspectos positivos do avaliado. Eu sei que muitos líderes sofrem pelo hábito que têm de manter o foco nos comportamentos, acontecimentos e resultados negativos, mas, eu te convido a fazer um exercício disciplinado de reconhecer e valorizar especialmente os aspectos positivos da vida e de seu liderado.

Agora você não tem mais justificativas para evitar feedbacks para sua equipe, pelo contrário, agora que você já sabe de tudo isso, tornou-se muito mais responsável por fazê-lo.

DICA EXTRA

E vou dar mais uma dica extra para você que está realmente interessado em se desenvolver-se enquanto líder e em desenvolver sua equipe: Faça feedbacks tão frequentes, a ponto de torná-los rotina em sua vida e todos ficarão gratos por isso.

Estou certa que este conteúdo pode fazer toda diferença na sua prática diária e na sua carreira enquanto líder. Por isso, eu te convido a praticar e depois deixar seus comentários abaixo sobre seus resultados obtidos com seus novos feedbacks.

E se você ainda não se sente suficientemente preparado, faça contato pelo email: contato@claudianegreiros.com.br, receba uma sessão gratuita de coaching e experimente a melhor alternativa para alavancar sua liderança. Nós teremos o coach certo para ajudar você.

Estamos juntos nesta jornada de fazer líderes melhores.

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Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.