Você assumiu a liderança, perdeu amigos e criou conflitos?

Então, de forma muito entusiasmada e vibrante você ficou feliz com o reconhecimento e com o convite da empresa para assumir o cargo de líder na equipe em que você atua. Mas, de repente, você é tomado por um sentimento de frustração e solidão que ninguém pode imaginar e se vê no meio de um conflito.

Parece que todo mundo agora está contra você e quer puxar o seu tapete, só porque você foi promovido. Parece tão injusto não é? E já que você não tem ninguém para abrir seu coração, fica achando que não serve para a função, que a empresa deu uma bola fora ao promovê-lo e que daqui há pouco você será surpreendido com a demissão.

Eu posso falar com você desta forma porque no meu dia a dia eu atendo muitos casos como este. Saiba que o RH quando aposta em você e lhe indica para o cargo, é porque ele realmente acredita que você pode dar conta do recado. A empresa quando aceita a sugestão e o promove está realmente procurando lhe reconhecer e proporcionar novos desafios, mais aprendizados e melhores resultados.

Entretanto, também sabemos o planejamento para a sucessão dos líderes, não acontece em tempo hábil para preparar o futuro líder. Então eles são jogados no meio do fogo cruzado, e que se virem para dar conta.

Assim, o novo líder, de cargo e não de fato, precisa ter muito jogo de cintura para que seus antigos colegas e amigos, não lhe abandonem e ainda possam lhe ajudar. É que talvez alguns destes também aspiravam pela liderança e não foram escolhidos. E eles sempre acham que fariam melhor do que você.

A coisa tende a piorar quando um destes antigos colegas, exerce uma liderança negativa na equipe e coloca todos contra você. Ele pode levar isso muito a sério e não vai descansar até te derrubar, ou, até você aprender a lidar com isso tudo.

Agora cabe bem a metáfora: você é o piloto e ainda precisa consertar o avião em vôo. Você não vai pedir para não cobrarem os números ou os projetos porque teve problemas de relacionamento com a equipe. Nem vai jogar a toalha antes de esgotar todas as possibilidades de dar certo no novo cargo.

Neste artigo eu vou lhe dar excelentes dicas para reconhecer e lidar com colegas que se colocam como dificultadores no exercício da sua liderança.

Como reconhecer que existem conflitos latentes na sua equipe

Muitos novos líderes usam a estratégia da avestruz para lidar com os conflitos. Fingem que nada está acontecendo. Até porque se eles reconhecerem que não estão conseguindo lidar de forma madura e assertiva com os conflitos, poderão ser taxados como maus líderes.

Avestruz conflito

Vou começar por ajudar você lidar com esta situação, contando 3 evidências para você reconhecer a existência de conflitos na sua equipe.

Evidência 1

As pessoas mostram grandes dificuldades em trabalhar de forma coletiva. Sempre que você sugere uma tarefa que precisa ser realizada coletivamente, as pessoas se olham e emudecem. Você finge que não percebeu o mal estar e dá continuidade à sua delegação. No rádio pião, as pessoas vão sair dali falando que não vai dar certo, porque não vão trabalhar com fulano.

Evidência 2

As pessoas da sua equipe possuem grande dificuldade em usar palavras como: nós, nosso. O que predomina é o sentimento de euquipe. Cada um por si e Deus contra todos. Uma certa ocasião estive em uma empresa que usava duas siglas para colocar um ponto final nestas questões, PS e PM. Ou seja, Problema Seu ou Problema Meu. Quer uma evidência melhor do que esta para ter certeza da existência de sérios conflitos velados?

Evidência 3

As pessoas vivem na defensiva. Sempre que recebem um feedback ficam se defendendo, se justificando, culpando os outros. Com este comportamento elas demonstram que vivem com medo do que vem. Acham que todos estão contra elas e querem o seu mal. Períodos de avaliações e feedback são extremamente tensos, causando sintomas físicos e emocionais em toda a equipe, inclusive em você.

Talvez agora que você se deu conta de que tudo isso e muito mais está acontecendo bem embaixo do seu nariz, você esteja se perguntando, “Mas o que eu faço com eles?”.

Bem, a questão não é o que você faz com eles, mas como você vai fazer alguma coisa.

O que você não deve fazer é ignorar o que está acontecendo, quando o conflito for algo sério mais do que simples picuinhas. Você pode escolher a ocasião para abordá-lo, mas não pode fingir que não estão acontecendo.

Mas, porque você precisa estar presente e atento aos conflitos?

Porque tudo o que falamos até aqui diz respeito aos pensamentos, sentimentos e comportamentos humanos. E um líder de verdade, tem seguidores e resultados extraordinários, com as pessoas e não sozinho. Logo, seu sucesso enquanto líder está na dependência de aprender a lidar com pensamentos, sentimentos e comportamentos das pessoas da sua equipe e da sua empresa.

Como lidar com conflitos de forma sábia

Para acalmar um pouco seu desespero e lhe dar expectativas positivas, vou lhe dar 4 dicas bem práticas para você lidar com os conflitos latentes de forma sábia e produtiva.

Dica 1

O conflito sempre tem dois lados, portanto, nunca parta do princípio de uma pessoa está certa e a outra está errada. Você nunca deve tomar partido em defesa de alguém e condenação de outro. Seja o mais neutro possível e ouça ambas as partes para que possa avaliar com sensatez e justiça;

Dica 2

Nunca tome decisões que envolve os conflitos, no calor da sua emoção, você poderá estar sendo influenciado por seus valores, suas crenças, sua cultura, seus preconceitos e tudo isso te leva a sentir e a agir. Evite arrependimentos e deixe a “raiva secar” para depois agir;

Dica 3

Sempre que for ter uma conversa com alguém e que esta pessoa esteja desconfortável com isso, traga mais alguém com você para ajudá-lo a conduzir a conversa e garantir que tudo tenha ficado muito claro para o outro. O RH pode ajudá-lo muito nisso.

Dica 4

Sempre tenha alguém com quem contar na empresa, alguém de sua confiança que você sabe que poderá se abrir com ele(a) sem ser julgado, e lhe prestará apoio essencial para a superação e o crescimento.

E agora uma super dica extra para você:

Dica Extra

Procure satisfazer as necessidades psicológicas básicas de sua equipe: ouça-os atentamente, reconheça-os honestamente e perdoe-os quando erram tentando acertar.

Mas atenção!

Nem todos vão te amar sempre e incondicionalmente. Esteja preparado para perder aqueles que não vão se adaptar ao seu jeito de liderar. Ainda assim, você poderá ser um bom líder para quem fica. Talvez este artigo possa ajudar você nisso também “Líder, pare de perder tempo tentando agradar todo mundo”, aproveite e dê uma lida neste também.

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Se você, com tudo isso que descobriu ainda se sente impotente para lidar com um ambiente de tensão, pressão e agressão, faça contato pelo email (contato@claudianegreiros.com.br) que podemos indicar um ótimo coach para ajudar você e/ou sua empresa a fazer a gestão dos conflitos com sabedoria.

Estamos juntos nesta jornada para construir líderes extraordinários.