Dica poderosa para finalizar o processo de coaching com chave de ouro

O que você tem feito na última sessão de Coaching para fechá-lo com chave de ouro?

Lá estava eu em meu terninho impecável, como se estivesse dominando tudo o que estava acontecendo, numa pose de dar inveja, quando meu coachee me destruiu com seu comentário: “É só isso? Posso ir? ”. Você não pode imaginar minha frustração por ter frustrado a expectativa do coachee para sua última sessão. Pensei comigo mesma: “Será que ele percebeu que eu não sabia como terminar o processo? ”. É claro que não falei nada naquele momento, mas, achei que não servia para fazer Coaching. Ainda bem que esse fato se deu há muito tempo quando engatinhava nos meus primeiros atendimentos de Coaching.

Você que é Coach, muito provavelmente já passou por algum momento semelhante a este, deparando-se com dúvidas sobre como fazer para finalizar o processo de Coaching. Talvez você já tenha se perguntado: “Já chegamos ao estado desejado, mas e agora? Como posso finalizar de maneira tão profundamente impactante quanto foi a caminhada toda no Coaching até agora? ”.

Lembra-se da metáfora daquele que nada, nada e morre na praia? Então, um final simplório pode provocar exatamente essa sensação, um término de um ciclo sem um encerramento marcante, merece esse sábio e espontâneo comentário, “É só isso? ”.

É no intuito de contribuir com você Coach, que resolvi escrever algumas boas dicas para fechar com chave de ouro o processo de Coaching. Para lhe ser bem franca, é um bom início do processo que lhe dará subsídios fundamentais para um bom final. Isso quer dizer exatamente que, se ao ser contatado para realizar o processo, você e seu coachee deixaram muito claro qual seria o estado desejado e também as devidas evidências elencadas, com certeza, você terá ao final subsídios para legitimar o resultado do processo. Entretanto, se você conduziu o processo, sem saber onde deveriam chegar, e em que tempo, então você realmente não terá certeza se conseguiu entregar o que seu coachee veio buscar.

Costumo dizer aos meus alunos que os resultados no Coaching não esperam 10 sessões para acontecer, eles precisam acontecer desde a primeira sessão. São esses pequenos resultados que vão construindo a certeza de que se atingirá o resultado total ao final do processo.

Então, estamos na décima sessão e você já verificou a ocorrência das evidências dos resultados e pode lançar mão da cerejinha do bolo. A cerejinha aqui proposta é o Mapa Mental da Ideologia Pessoal do Coachee.

Mapa Mental é uma ferramenta criada por Tony Buzan, que facilita a organização de conteúdos teóricos para a aprendizagem e memorização por meio, principalmente, de uma imagem (mapa/diagrama) e palavras chave. A sugestão de concluir um processo de Coaching com o mapa mental, vem exatamente da necessidade de sedimentar os aprendizados, consolidar as mudanças e referendar os resultados. A aplicação do Mapa Mental da Ideologia Pessoal do Coachee diferencia a pessoa do antes e depois do Coaching. Portanto, a ferramenta atua também no auxílio para evidenciar a performance do Coach que esteve à serviço do seu coachee para que ele vivesse o processo.

Minha sugestão é que nesse mapa mental específico, o Coach possa abordar todos aqueles aspectos que fazem parte da identidade do coachee e que foram objeto de reflexão e transformação, e agora projetam uma nova forma de ser do coachee. Gosto de abordar no mapa mental questões como: talentos e habilidades, papéis, sonhos, valores pessoais, missão de vida, crenças, legado, etc. É claro que, em cada um destes aspectos existem pormenores a serem considerados, mas você já tem a chave fundamental.

CURSO ONLINE >> 21 DIAS DE AUTOCOACHING PARA COACHES aproveite agora mesmo e ganhe desconto de R$200,00.

E-BOOK (grátis) >> 21 PERGUNTAS PODEROSAS PARA IMPULSIONAR A SUA CARREIRA DE COACH

Que sua sessão de hoje seja mais uma sessão extraordinária. A melhor da sua vida. Até hoje.

Deixe um comentário

Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.