3 competências de um campeão em vendas e que o coach já tem

Ser um campeão em vendas do seu coaching, é um sonho distante?

Você já se encontrou desesperado por perceber que vai ter que dar uma de vendedor do seu próprio coaching?

Depois da formação você percebeu que aquele sonho de viver de coaching tornou-se um pesadelo, porque você odeia vender?

E agora talvez você até tenha engavetado seu sonho de ser um coach profissional porque acredita que não sabe vender?

Bem, você já está percebendo qual é o final de uma história com estes pensamentos limitantes. Você vai desistir do seu sonho e perder todo o tempo e dinheiro que você já investiu em sua formação em coaching, porque não suporta qualquer coisa que se refere a vendas, apesar de também querer ser um campeão.
Pois eu assisto todos os dias muitos coaches passando por isso. Talvez você seja um deles e foi isso que me motivou a fazer este conteúdo.
Foi vivenciando a experiência de atender a estes coaches que entendi que a grande barreira na saga de vender, é a insegurança do coach em falar de algo que não tem certeza se dá conta de entregar ou não. Portanto, depois que ele começa a se sentir seguro no decorrer da mentoria, passa a ter gosto pelo desafio da prospecção e da venda do seu coaching.
A grande virada de chave, acontece com o coach, quando ele percebe que algumas das competências dos campeões de vendas já estão nele. Eu digo que já estão nele porque tais competências são tão focadas no decorrer da formação em coaching, que é inevitável que o novo coach não se sensibilize e as desenvolva em si mesmo.

Continue acompanhando meu raciocínio para saber como estas 3 competências de um campeão em vendas pode ajudar você no coaching.

3 competências dos campeões em vendas e do coach

Capacidade de ouvir

Quando aprendi que 90% do tempo de uma sessão de coaching é para o coachee falar, caiu a minha ficha sobre a grande importância do coach prestar uma escuta de qualidade ao seu coachee.
Em vendas, muitas vezes somos traídos por nossa vaidade e necessidade de exibição, gastando o nobre tempo do nosso futuro cliente, tentando convencê-lo de sermos os melhores.
Um campeão de vendas, ouve em um nível tão elevado de atenção, que é capaz de fazer desta competência, um grande impulsionador de suas vendas. Ao ouvir seu cliente, o vendedor será capaz de fazer um diagnóstico preciso e diferenciado das suas necessidades.
O ouvir também abre um canal de conexão importante para a construção de um relacionamento sólido e saudável com o cliente.
Para ajudar você a desenvolver mais sua capacidade de ouvir, acesse o artigo no blog sobre, A Competência do Coach de Sucesso para Entregar Resultados Fora do Comum.

Capacidade de perguntar

Saber fazer boas perguntas ou perguntas poderosas, é ter a capacidade de dirigir o conteúdo da conversa para o objetivo que se tenha estabelecido previamente. Fazer boas perguntas é algo que o coach treina o tempo todo e lhe garante foco, otimização do tempo, conexão e rapport com o cliente.
Se você está se culpando por ainda não ter desenvolvido a competência de fazer perguntas poderosas, não se desespere, acompanhe meus vídeos no meu canal no You Tube, que você vai dar um grande salto nesta competência.
Lembre-se que neste caso, a pergunta será poderosa para você, se obtiver do seu cliente, as informações que você precisa para conhecer suas necessidades e assim poder criar e ofertar as soluções que ele deseja.

Conhecer o perfil do cliente

Quando nas minhas diversas formações em coaching, aprendi sobre os 4 perfis predominantes nas pessoas, nunca imaginei que esse era um conhecimento fundamental em vendas. Você também deve ter aprendido sobre a Avaliação de Perfil Comportamental dos bichos, águia, tubarão, gato e lobo, ou sobre o Coaching Assessment com os perfis executor, comunicador, analista e planejador. Mas também tem o perfil DISC, o Perfil Alfa de Liderança, o perfil por meio dos Sistemas Representacionais, e por aí vai.
Já aconteceu com você, de perder um potencial cliente de coaching porque não tinha números para evidenciar para ele, os benefícios do coaching? Esse é o cliente analítico, que toma decisões baseadas em números e evidências concretas. Logo, esta é a estratégia que você deve usar com ele. Na medida em que você o observa, ouve e faz perguntas, você consegue identificar seu perfil e falar a língua dele.
Caro coach, conhecer os perfis das pessoas, não é um conhecimento só para você usar na sessão de coaching, é para você usar todos os dias em suas interações sociais, com a intenção de compreender como seu prospect funciona e poder adaptar-se a ele.
Essas ferramentas são tão poderosas, que é como se elas dessem o ritmo da dança que você vai dançar com seu futuro cliente, mais acelerado ou mais calmo, mais técnico ou mais espontâneo, mais racional ou mais intuitivo, mais dinâmico ou mais introvertido e assim por diante.
Com isso, você pode perceber que pode parar de sofrer por sua crença de que não sabe vender. Se utilizar aquilo que você já tem domínio e que faz de você um excelente coach, você já terá em você a essência de um campeão em vendas.
Convido você a nunca mais perder uma venda por não conhecer o cliente, não perguntar ou não ouvir.
Agora que você já se empoderou com aquilo que já está em você, como dizem os campeões de vendas, vamos prá cima deles. Comece a fazer do coaching sua nova profissão.

Para que você não se sinta mais com a sensação de estar engavetando seu sonho de SER COACH PROFISSIONAL, eu te convido a fazer como dezenas de coaches que contrataram o Programa de Mentoria para coaches, CoachMestria e passaram a VIVER DE COCHING. Clique no link abaixo e faça sua aplicação.

Quero fazer parte do Programa de Mentoria para Coaches CoachMestria

Bons negócios coach campeão!

Deixe um comentário

Claudia Negreiros
Claudia Negreiros
Claudia Negreiros é Coach e Mentora de Coaches e ajuda os coaches a conquistar segurança e autoconfiança para SER e VIVER de Coaching.